Linguaguem oral e linguagem escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O principio da linguagem
A linguagem tem basicamente a função de comunicação e/ou expressão. Ao longo do processo de sua evolução histórica o homem tem desenvolvido a habilidade de falar e dar diversas formas, que ao aprimorá-la nos desenvolvemos de forma psico-social, além, das capacidades neurais que também se desenvolvem.
Para as crianças a linguagem oral é um elemento importante paraa participação no convívio familiar, e depois inserção nas praticas sociais de forma que, aprendemos a linguagem oral inconscientemente, já a apreensão da escrita é uma aprendizagem mais lenta e tardia, com auxilio algumas vezes de familiares ou quando passa a freqüentar a escola. Constituindo dois eixos básicos na educação infantil, dada a importância da linguagem na formação do individuo, para ainteração social, na orientação das ações das crianças, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento das idéias.
Quando o individuo passa a freqüentar a escola, a maioria dos professores de Língua Portuguesa exerce uma tendência muito forte no ensino da língua de querer impor o aluno a pronunciar “do jeito que se escreve”, como se essa fosse a única maneira “certa” de falar o português.Essa supervalorização da língua escrita combinada com o desprezo da língua falada é um preconceito que data de antes de Cristo.
Já que a língua falada é a língua tal como foi aprendida pelo falante em seu contato com a família e com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida. É o instrumento básico de sobrevivência e que marca uma diferença entre o homem e os demais animais. Um grito desocorro tem muito mais eficácia do que essa mensagem escrita. Por outro lado, a língua escrita, chamada norma padrão, é totalmente artificial, exige treinamento, memorização, exercício, e obedecem as regras fixas, de tendência conservadora, além de ser uma representação não exaustiva da língua falada. A importância da língua falada para o estudo cientifico está, principalmente, no fato de ser nessalíngua falada que ocorrem as mudanças e as variações que incessantemente vão transformando a língua.

2. Linguagem oral e linguagem escrita
Na linguagem oral há uma tendência de informalidade no discurso, o orador tende a ser espontâneo devido à agilidade do pensamento. A linguagem escrita priva por uma preocupação formal e estética, uma elaboração mais adequada. É preciso sempre umapreocupação com a excelência do conteúdo, principalmente pelo tempo disponível para elaborar e rever o texto.
Em virtude de apresentar rupturas, a linguagem oral não privilegia o conteúdo, pois, a fala e a escrita nos exigem os mesmos conhecimentos. Pela rapidez do raciocínio, por exemplo, durante um discurso, há muita repetição de palavras e pronuncias que ao serem escritas assumem nomenclaturasdiferentes, como por exemplo, uma maioria de nós, brasileiros, falamos “Eli bebi muito”, a norma padrão, porém, exige que seja escrito assim “Ele bebe muito”. Já a linguagem escrita há a tendência de ampliação no vocabulário, a utilização de palavras e frases mais elaboradas respeitando a norma culta padrão com o objetivo de enriquecer formalmente o texto.

3. Variações Linguísticas
Como o padrãoformal esta diretamente ligado a linguagem escrita, nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Já o nível informal representa o estilo considerado de menor prestigio, uma vez que, para a sociedade a pessoa que fala ou escreve de forma que consideram erronia é considerada como sendo inculta, sendo até descriminado e/ou excluído da sociedade. Compondo esse quadro padrão informal da língua, estãoas chamadas variedades lingüísticas, as quais apresentam variações de acordo com a cultura, condições sociais, regionais e históricas em que é utilizada. Entre elas destacam-se:
3.1 Variações históricas: aquelas que sofrem transformações ao longo do tempo. Um exemplo representativo é a palavra “você”, que antes era vosmecê. E o mesmo aconteceu com as palavras antes escritas com “ph”, como a...
tracking img