Linguagens geradoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGENS GERADORAS
Seleção e articulação de conteúdos em educação infantil
3. A proposta de seleção e articulação de conteúdos por meio de linguagens geradoras
Falando de situações de aprendizagem (e não de atividade)
* Diante das diferenças, que se “diz” haver entre; a relação das atividades, os princípios do currículo por atividades e a reafirmação da educação infantil como espaço etempo de aprendizagem para e entre crianças e adultos, intermediários pelo mundo.
* Portanto as praticas deturpadas, quanto ao currículo por atividades, nomeando de situações de aprendizagem e não de atividades as situações nas quais as crianças interagem com objetos de conhecimentos-linguagem, sejam pessoas ou aspectos materiais ou simbólicos do mundo.
* Assim à escola, quando organizalistas de atividades e listas de datas comemorativas que, somada, devem dar conta de ocupar as crianças, de coloca-las em atividade.
* Pois, na prática ainda um arremedo distante e superficial dos princípios do currículo por atividades na educação infantil, é porque, o que tem se visto, acaba por reduzir o trabalho da professora ao desafio de, por um lado, fazer com que as crianças executem,passem pelas atividades selecionadas e oferecidas por professora, e, por outro, administrar a relação entre quantidade de dias letivos e quantidade de atividades e datas a serem comemoradas, de modo a nunca faltar, ou ter mais dias do que atividades e datas.
* A partir dessa organização curricular, é uma quantidade grande de atividades realizadas pelas crianças, sejam elas materiais ou simbólicas.* Por tanto o investimento da professora em acompanhar as crianças na interação com as atividades, na relação das crianças com atividades.
* Então a boa professora é aquela que consegue, ao longo do ano, colocar em pratica e fazer com que as crianças realizem todas as atividades que ela avia listado desde o começo do ano letivo.
* Nesta visão, aquela professora e seus alunos fizerammuita coisa, estiveram em ação, em atividade do começo ao fim do ano. Mas nem sempre a quantidade é qualidade.
* A criança e o professor na relação entre o objeto de conhecimento e linguagem com o qual está interagindo tanto a professora aprendem com a criança pela interação da criança com o objeto de conhecimento e linguagem.
* Na medida do acompanhamento e intervenções da professora diantedas interações com as crianças, a professora aprende também.
* Deste modo algumas crianças só encontram o sentido da escola a partir do momento em que passa a freqüentá-la, pois as crianças passam a ter contato com materiais “escolares”(tinta, lápis de cor, giz de cera...), quando começam a freqüentar a escola.
* Seguindo está lógica, na medida em que a professora vai apresentando esseselementos e as situações de se lidar com a rotina escolar, assim explorando junto com a criança esses elementos, fazendo com que a criança se familiarize com essas situações.
* Professores e alunos é uma dupla forte, um par dinâmico que pode muito na vida de cada um deles, na vida de cada um deles, na vida da escola, na vida da família, na vida do planeta e de tudo o que está a volta deles.* Do ponto de vista das linguagens geradoras, os conteúdos-linguagem selecionados pela professora para a elaboração da parte cheia de um planejamento.
* Diante dos objetivos elaborados pela professora, ao elaborar e colocar em prática a parte cheia do planejamento, não é pura e simplesmente colocar a criança em atividade, para passarem e preenchem o tempo em que estão juntos, na creche e napré-escola.
* Então a aprendizagem não é o objeto de conhecimento-linguagem, diante da situação de aprendizagem é o instrumento, o recurso a oportunidade pratica elaborada pela professora para colocar seus alunos em interação junto a objetos de conhecimento-linguagem, via a parte cheia do planejamento.
A parte cheia do planejamento
* É um documento por meio do qual quem for estagiar,...
tracking img