Linguagens de programaçao para a web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HTMLCSSJAVASISTEMASWEBINTERNETJAVASCRIPTVISUALBASICSCRIPTDHT

MLASPPHPJSPXMLESTÁTICASDINAMICAS PAGINAS LINGUAGENS PROGRAM LINKSHOMEPAGE COMANDOSFONTSIZEFONTCOLORCLIENTESERVIDORSITEDOCUMENTOINTERACTIVASCOLORFONTSYTLETEXTBACKGROUNDWHITEAHREFH1H2H3P/PCRIAÇAODESIGNPLATAFORMABROWSERCHROMEINTERNETEXPTRABALHO REALIZADO POR: HTTPACTIVESERDANIEL NOVOCASC ADINGSTYLESSHEETHIPERTEXTPRECOSSORSITEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho de pesquisa
Linguagens Programação para Web
Sistemas de Informação
11D
|

Índice
Introdução 3
Introdução á Web 4
Linguagem HTML 5
Javascript 7
Visual Basic script 8
CSS 9
CGI 10
Perl 11
Conclusão 14
Bibliografia 15

Introdução

Nestetrabalho, pretendo apresentar as várias linguagens de programação que existem para a Web.
Pretendo melhorar os meus conhecimentos a nível de programação Web.
As linguagens que vou apresentar vão ser HTML, Javascript, Visual Basic Script, CSS, CGI, PERL, ASP, PHP, JSP e por fim XML.

Introdução á Web

Antes de mais, há que fazer uma distinção. Web, não é o mesmo que internet. Internet é oconjunto de todos os computadores interligados permitindo assim informações do outro lado do mundo e todo o tipo de transferência de dados.
Web é só um serviço dos muitos que a internet disponibiliza. Entre eles estão, correio electrónico, IRC ou chat, FTP entre outros.
Todos os sites Web começam com três letras, www. Em Inglês significa World Wide Web (Rede de alcanço mundial). Não é mais que umsistema de documentos que são interligados e executados na internet.
Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, texto e figuras.
Para se visualizar todos estes dados, precisamos dum navegador Web que interprete todo o código Web. E é nesse código que este trabalho se vai focar. Antes disso, como exemplo de navegadores temos o Internet Explorer, o Google Chrome ou o Mozzila Firefox.Entre outros.

Linguagem HTML

Quando abrimos uma página Web, tudo parece ser constituído por um único elemento.
Por exemplo, o Google. Uma simples página, com uma imagem e meia dúzia de letras, é composto por centenas e centenas de linhas de código que são interpretadas pelo navegador em fracção de milésimos de segundo.
O código HTML indica basicamente onde colocar cada texto, cada imagem,som ou vídeo e a forma que terão na página.
A princípio, o objectivo do HTML era meramente divulgação. Porém, nunca se pensou que a Web atingisse o nível mundial que atingiu hoje de modo que pensou-se no HTML sem se pensar em todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente.
A linguagem é toda á base de etiquetas, abre e fecha. Cada etiqueta significa uma coisa diferente da outra. Porexemplo, vai colocar toda a linha a negrito, e define um parágrafo.
Quase todas as etiquetas têm que ser “fechadas”. Isto é, para definir um parágrafo, é necessário no final deste colocar a etiqueta .
Para terminar, deixo um esquema de HTML, espero que seja útil.
 

 
    Etiquetas e conteúdos do cabeçalho 
    Dados que não aparecem em nossa página mas que são importantes para catalogá-la:Título, palavras-chaves, etc 
 

 
    Etiquetas e conteúdo do corpo 
    Parte do documento que será mostrada pelo navegador: Textos e imagens 
 

 

Javascript

Javascript é uma linguagem utilizada para criar pequenos programas encarregados de realizar acções dentro do âmbito da página.
Com o Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interactividade com outilizador. O navegador é o encarregado de interpretar todo o código e definir a comunicação com o utilizador.
Javascript é o segundo passo numa página Web. O primeiro passo é tratar de todo o código HTML, depois, para provocar uma maior interactividade no site, é-lhe adicionado alguns programas em Javascript.
As tarefas que podemos fazer com o Javascript seguem duas vertentes, por um lado os...
tracking img