Linguagens de programação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Linguagens de Programação e Compiladores.

Autor:
Professor:
Centro Universitário
Sistemas de Informação
17/04/11

RESUMO

Linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções a um computador é conjuntos de regras para definir um programa de computador. Uma linguagem permite ao programador especificar ao máximo os dados em qual ocomputador irá trabalhar. Umas das principais metas das linguagens de programação é permitir aos programadores que eles tenham maior produtividade, permitindo se expressar mais facilmente do que até ao que um computador entende (código de máquina).

Palavras-Chave: Programação. Linguagem. Compilação

1 INTRODUÇÃO

A linguagem de programação surgiu facilitar o trabalho do programadordeixando mais fácil o comando que o computador terá que seguir através comandos introduzidos pelo programador. Assim as linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto para o fácil entendimento do programadores e engenheiros de software, escrevendo programas mais rápido e com mais organização.

2 ANTES DE 1940:
O primeiro projeto em linguagem de programaçãosurgiu para um computador que ainda não existia, que foi idealizado pela Ada Lovelace durante um período de nove meses entre 1842-1843 interpretando memórias de um matemático Italiano Luigi Menabrea. O Projeto do primeiro computador foi idealizado por Charles Babbage que, após gastar muito tempo e muita fortuna não conseguiu concretizar o projeto. A Linguagem ADA foi batizada assim em homenagem a estaprimeira programadora, Ada Lovelace.
Durante a época da Segunda Guerra Mundial foi desenvolvida outra linguagem de programação chamada de: Plankalkül. Tempo depois foi criada uma linguagem de alto Nível que por sua vez influiu na linguagem, a Fortran criada em 1954.
2.1 1940 – 1960
Nas década de 1940 foram criados os primeiros computadores elétricos, reconhecidamente modernos.
Na década de1950 surgiram as primeiras linguagens de programação que ainda estão presentes hoje em dia, e ainda em uso. FORTRAN ( FORmula TRANslator) inventada por John Backus, LISP (LISt Processor) inventada por John McCarthy, COBOL(COmmon Business Oriented Language) linguagem utilizada até hoje porém com pouca mão de obra pela dificuldade em si trabalhar nessa linguagem, ultima versão atualizada do Coboldata de 2002. Panorama de duas Décadas: 13 Linguagens de Programação, delas algumas ainda em uso.
2.1 1960 – 1970
A década de 1960 foi um dos principais marcos para a evolução da linguagens de programação, a maioria dos principais paradigmas de linguagem surgiram durante esse período e foram as linguagens de: Simula, C , Smalltalk, Prolog, ML. Cada uma dessas linguagens geraram uma família desucessores como o Pascal, SQL e C.
2.2 1980
Os anos de 1980 foram de consoligação na linguagem de programação, que combinou com objetos e programação de sistemas, governos dos Estados Unidos padronizou o ADA, com interesses para a parte de defesa do país. No Japão e em outros lugares foram feitos vários gastos procurando uma linguagem de quinta geração que envolva a parte Lógica. Durante essadécada desenvolvidas algumas das mais importantes linguagens de programação
2.2 1990 A Era da Internet
A Década de 1990 passou por uma combinação e maturação de idéias já antigas. As linguagens passaram a ter “Aplicação de Desenvolvimento Rápido” (RAD) surgiu com Ambiente de Desenvolvimento Integrado e eram descendentes de linguagens mais antigas. Entre elas estavam Object Pascal, Visual Basic, eC#. Dentre as linguagens desenvolvidas durante a década de 1990 as mais importantes que pode se citar são: Java, JavaScript, PHP, C#
2.3 Gerações
As Linguagens de programação são dividas em 5 gerações.
Primeira Geração: São denominadas as linguagens de Baixo Nível: Assembly
Segunda Geração: São denominadas as primeiras linguagens: Fortran, Algol
Terceira Geração: As estruturadas: Pascal, C...
tracking img