Linguagens combinatórias e categoriais: complementaridade, oposição?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGENS COMBINATÓRIAS & CATEGORIAS: COMPLEMENTARIDADE, OPOSIÇÃO?

Carrelhas, João (mci10012) Mestrado em Ciência da Informação Análise de Conteúdo e Indexação Porto, Portugal - 2011

Linguagens Combinatórias & Categoriais: Complementaridade, Oposição?

Carrelhas, João 06.2011

RESUMO Indexação consiste na descrição e definição de conceitos extraídos de conteúdos documentais com opropósito de facilitar a pesquisa e recuperação dessa informação. Com este trabalho pretende-se descrever as características de cada uma das linguagens de indexação – combinatórias e categoriais – e verificar a sua complementaridade e/ou oposição.

ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 2. INDEXAÇÃO …………………………..…………………………..…………………………..………………………….…… …………………………..…………………………..…………………………..…………………………..……. 3 4 4 4 5 6 6 7 88 10 11 11 11 12 13 13 14 15

2.1 FASES DA INDEXAÇÃO …………………………..…………………………..…………………………..……………… 2.1.1 1ª FASE DA INDEXAÇÃO ……………………………………………………………………..………………. 2.1.2 2ª FASE DA INDEXAÇÃO ……………………………………………………………………………………… 2.2 CONCEITOS INTRÍNSECOS ……………………………………………………………………………………………… 3 LINGUAGENS DE INDEXAÇÃO ………………………………………………………………………………………………… 3.1 LINGUAGENS PRÉ-COORDENADAS………………………………………………………………………………… 3.2 LINGUAGENS PÓS-COORDENADAS ……………………………………………………………………………….. 3.3 CLASSIFICAÇÕES ……………………………………………………………………………………………………………. 3.4 LINGUAGEM CATEGORIAL ……………………………………………………………………………………………… 3.4.1 CLASSIFICAÇÕES DA LINGUAGEM CATEGORIAL …………………………………………………… 3.4.2 VANTAGENS DA LINGUAGEM CATEGORIAL ………………………………………………………… 3.4.3 INCONVENIENTES DA LINGUAGEM CATEGORIAL ……………………………………………….. 3.5 LINGUAGEM COMBINATÓRIA………………………………………………………………………………………. 3.5.1 VANTAGENS DA LINGUAGEM COMBINATÓRIA ………………………………………………….. 3.5.2 INCONVENIENTES DA LINGUAGEM COMBINATÓRIA ………………………………………….. 4 LINGUAGEM CATEGORIAL vs LINGUAGEM COMBINATÓRIA ………………………………………………….. 5 CONCLUSÃO ………………………………………………………………………………………………………………………….

FEUP - Mestrado em Ciência da Informação - Análise de Conteúdo e Indexação

2

Linguagens Combinatórias & Categoriais: Complementaridade, Oposição?Carrelhas, João 06.2011

Palavras-chave: Indexação, linguagens de indexação, classificação, linguagem categorial, linguagem combinatória, tesauro.

1. INTRODUÇÃO
As linguagens de indexação e recuperação da informação tornaram-se aspectos fundamentais a ter em conta na construção dos sistemas nacionais e internacionais de Informação Científica e Técnica (ICT). A qualidade e o nível dosactuais serviços de informação dependem, maioritariamente, da qualidade e nível das linguagens de indexação e recuperação da informação. É necessário ter em mente que existem hoje diversos tipos de linguagem de indexação e recuperação da informação e que é também possível determinar as respectivas funções primárias e secundárias.

No entanto, surgem problemas que são relacionados com a possívelinterligação das linguagens, já que a solução destes problemas se relaciona directamente com a possibilidade da interligação temática dos diferentes subsistemas de ICT, ou seja, daqueles cuja interligação é razoável e desejável.

FEUP - Mestrado em Ciência da Informação - Análise de Conteúdo e Indexação

3

Linguagens Combinatórias & Categoriais: Complementaridade, Oposição?

Carrelhas, João06.2011

2. INDEXAÇÃO
Indexação define-se através da operação/processo que consiste em descrever e caracterizar um documento, com a ajuda da representação dos conceitos nele contidos. Neste âmbito, o processo resume-se na transcrição em linguagem documental desses conceitos, após serem extraídos com base em análises detalhadas. Com base neste processo de análise e na representação através de umalinguagem documental dos conceitos existentes na informação, que estão implícitos na indexação, esta tem como objectivo possibilitar uma pesquisa eficaz da informação. Esta pesquisa é efectuada através de linguagens de indexação, detalhadas posteriormente neste documento.

2.1 FASES DA INDEXAÇÃO

Com o intuito de...
tracking img