Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO 1 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

“O homem tem várias vantagens em relação às bestas; por exemplo, o fogo, as roupas, a agricultura, os instrumentos (...) A mais importante de todas, porém é aLINGUAGEM.” BERTRAND RUSSEL – Fundamentos da Filosofia.

O Direito é, por excelência, entre as que mais o sejam, a ciência da palavra. Mais precisamente: do uso dinâmico da palavra. (Ronaldo C. Xavier -Português no Direito)

Tecendo a manhã Um galo sozinho não tece uma manhã; ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe ogrito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entretodos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo, (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tãoaéreo que, tecido, se eleva por si: luz, balão. (João Cabral de Melo Neto)

OBSERVE COMO A REAÇÃO DO INTERLOCUTOR É PROVOCADA POR UMA PERGUNTA NO TEXTO ACIMA.

1. Que finalidade tem o texto – visual everbal? 2. Que significado tem a lata de lixo no texto?
3. A que conclusão o texto conduz?

Nesta propaganda, a linguagem verbal e a visual se complementam para convencer o leitor da relevância doproduto anunciado.

Como diz Malinowski: “Um enunciado só se torna inteligível quando colocado dentro de seu contexto de situação...”

ARGUMENTAÇÃO
Na concepção de linguagem – a linguagem como umaforma de trabalho cultural –, consideramos que toda manifestação linguística é também basicamente argumentativa. Ou seja: sempre que utilizamos a linguagem, estamos implicitamente alterando – ouquerendo alterar – as crenças dos interlocutores, estamos implicitamente querendo convencê-los de nossas ideias.

Isso porque todo ato de linguagem objetiva produz efeitos de sentido, que podem ser...
tracking img