Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS DE APRENDIZAGEM - LEITURA

1- Ler textos não-verbais, em diferentes suportes

Para se comunicar, o ser humano utiliza a palavra (oral ou escrita), mas também outros signos que servem ao propósito de produzir textos e disseminar ideias. Assim, o texto não-verbal é todo aquele que utiliza outros códigos que não sejam a palavra na emissão de mensagens, cabendo ao leitor a produção desentido para imagens, sons, cheiros, gestos, expressões faciais, símbolos, sinais de trânsito, fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, etc. Para ler as mensagens presentes nesse tipo de texto é necessário considerar a cor, a forma, o movimento, a organização dos códigos, etc.
As atividades para o ensino deste tipo de leitura devem estar inseridas no dia-a- dia da escola. Para tanto, poderãoser realizadas leituras diversas:
1) ler expressões faciais nos “emotions”, identificando as emoções - alegria, dúvida, tristeza, surpresa, sono, choro, raiva, etc. Como a imagem tem poucos traços é importante chamar a atenção das crianças para a forma e posição da boca, dos olhos e sobrancelhas. As crianças podem ser convidadas a produzir os seus “emotions” e a experimentar essa forma delinguagem que tem sido muito utilizada nos ambientes virtuais e em mensagens de texto no celular. Abaixo, a figura mostra a utilização de sinais de pontuação para produzir signos e comunicar ideias e sentimentos.

FONTE: http://images.br.sftcdn.net/blog/br/2011/07/Emoticons-Populares.png; https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTMcZeh3oawTUxre88CIKz7lvFrvS7EOiwu_DIeHsdWhJ79x1gGNa sociedade em que vivemos devemos estar atentos às múltiplas possibilidades de comunicação, que se ampliam a cada dia, em especial a partir das novas tecnologias de comunicação e informação, que nos oferecem um amplo repertório de signos.
2) ler as imagens que ilustram os textos nos livros didáticos ou nas obras literárias, explorando as cores, as formas, as figuras, os traços produzidos peloilustrador. Aprender a fazer a leitura de imagens é importante no processo de compreensão do texto, pois possibilita antecipar ideias, elaborar hipóteses sobre o seu conteúdo e ampliar os sentidos produzidos a partir das palavras.
3) ler os sinais de trânsito e compreender o que significam os signos, as cores e formas utilizadas nesse sistema de representação.

2 - Compreender textos lidos poroutras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos

Ouvir a leitura de textos é uma atividade essencial para a aprendizagem de habilidades de leitura e compreensão dos textos, que não tem sido adequadamente contemplada pela escola. Ouvir a leitura dos textos é importante para as crianças em fase de alfabetização, em especial para aquelas que ainda não sabem fazer leitura autônoma eindependente. Ao ouvir o texto lido pela professora a criança lê com os ouvidos experimenta a interlocução com o discurso escrito e adquire familiaridade com a linguagem escrita, que é diferente da fala. Como afirma Brito, “quando alguém estuda um texto escrito enunciado em voz alta, ele está lendo o texto, mesmo que para isso utilize outro sentido (a audição)” (BRITO, 2007, p. 18). Para ascrianças que ainda não sabem ler de forma convencional e autônoma, ler com os ouvidos é tão importante quanto ler com os olhos.

3- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.

Antes de ler ou propor a leitura de um texto, é importante realizar atividades de preparação e de motivação das crianças. Dentre estas atividades éessencial a antecipação de sentidos, elaboração de hipóteses, a ativação ou atualização de conhecimentos prévios, a definição de objetivos para ler.
Antecipar sentidos se constitui como uma etapa em que o professor constrói situações para que as crianças possam pensar sobre o texto antes de fazer a sua leitura, de forma elaborar hipóteses sobre os possíveis sentidos inscritos no texto que...
tracking img