Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem

A linguagem é uma forma de habilidade de se comunicar através de alguns sistemas em que todos os envolvidos emissor (es) e receptor (es) e até mesmo espectador (es) possam compreenderqual a mensagem sendo trocada.
O estudo da linguagem é feita através da linguística que possui diferentes ramificações e especializações dependendo do tipo de linguagem utilizada ou mesmo damensagem, da época das formas.
A linguagem verbal é uma atividade cultural e própria do ser humano, caracteriza-se pelo seu funcionamento simbólico, pela sua organização articulada e pela produção dediscursos a partir de determinados conteúdos. A multiplicidade de funções da linguagem verbal possibilita cada homem participar da sociedade, integrando-se em um processo cultural mais amplo.
Esseprocesso de interação pressupõe um contexto sociocultural que permita essa troca. A linguagem viabiliza, portanto, a formação de uma comunidade.
A multiplicidade de funções da linguagem verbalpossibilita cada homem participar da sociedade, integrando-se em um processo cultural mais amplo. Partindo do pressuposto de que a língua representa uma cultura e tem, portanto, um valor de representação,inúmeros linguistas desenvolveram hipóteses teóricas na tentativa de descrever um conjunto mais amplo de funções.
O termo “verbal” tem origem no latim “verbale”, proveniente de “verbu”, que quer dizerpalavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras – o signo linguístico – na comunicação.
A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral éa que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usado quando o interlocutor está ausente. Entre a linguagem oral e escritahá muitas diferenças, mas não uma oposição rígida.
Na linguagem oral, o ambiente é comum a ambos os falantes. Por isso, quando usam “eu”, “aqui”, “hoje”, não precisam explicar do que se tratam....
tracking img