Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Linguagem na Propaganda da "Coca-Cola" no Brasil - 1960-2007

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Letras, para obtenção de do diploma de licenciatura, sob a orientação da Profa. Dra. Carla Janaina Figueredo.

"Só há um tempo em que é fundamental despertar.
E esse tempo é agora." Buda Sakya

RESUMO

O estudo teve como objetivo geral os temas mais enfatizadospelas propagandas da Coca-Cola no final do século XX e início do século XXI indo até os dias atuais. As análises das mensagens subliminares nas propagandas da Coca-Cola estão de acordo com o respaldo de Flávio Calazans. Nesse sentido, essa investigação se fundamentou nas premissas da teoria sobre linguagem da propaganda, de acordo com Carrascoza (1999-2003); Citelli (2005); Charaudeau (2006);Vestergaard e Schroder (2004). Sob o ponto de vista metodológico, foram selecionadas 10 propagandas no período de 1960 a 2007, todas recolhidas na internet. Os resultados obtidos revelam que as mensagens subliminares encontram-se implícitas de forma apodítica ou não, em todas as propagandas coletadas que foram veiculadas à mídia em esta exerce um poder de persuasão forte ao telespectador através daspropagandas apresentadas.

ABSTRACT

The study it had as objective generality the subjects more emphasized by the advertisings of Coke in the end of century XX and beginning of century XXI until the current days. The analyses of the messages subliminaries in the of advertisings Coke are in accordance with the endorsement of Flavio Calazans. On this direction, this inquiry if based on the premisesof the theory on language of the advertising, in accordance with Carrascoza (1999-2003); Citelli (2005); Charaudeau (2006); Vestergaard and Schroder (2004). Under the methodological point of view, 10 advertising in the period of 1960 had been selected the 2007, all collected in the InterNet. The gotten results disclose that the messages subliminaries meet implicit of apodictically form or not, inall the collected advertisings that had been propagated to the media and this exerts a power of strong persuasion to the viewer through the presented advertisings.

INTRODUÇÃO

O tema escolhido a pesquisa dessa monografia se refere à linguagem das propagandas brasileiras da Coca-Cola, que foram veiculadas na mídia em forma de pôster, e tendo em vista que esta é uma empresa multinacional, eque há muito tempo sugere um enorme poder de persuasão que visa o consumidor por meio de suas propagandas. Desde então, a Coca-Cola se torna cada vez mais presente no cotidiano do país passando inúmeras mensagens aos seus consumidores de forma direta ou indireta. 

Torna-se pertinente, então, relatar que o estudo da linguagem utilizada nas campanhas da Coca-Cola tem como finalidade geralcompreender e refletir sobre o que há por trás de toda uma bela imagem que este produto apresenta.

Sendo assim, a análise da linguagem das propagandas apresenta-se como meio para a compreensão das qualidades, do poder criativo da marca e da capacidade de persuasão e identificação de possíveis mensagens subliminares. Estes são os primeiros passos para se compreender a linguagem geral das propagandas daCoca-Cola, apresentadas para as análises nesta pesquisa.

Na tentativa de justificar o tema proposto por esta pesquisa de monografia, são apresentadas influências na sociedade brasileira, o espaço que ela conquista cada vez mais na cultura do país, a linguagem de persuasão em relação ao consumidor e, enfim, a principal parte da fundamentação teórica deste trabalho.

Um pequeno convite-leitura,a conhecer a história da Coca-Cola

A Coca-Cola surgiu em 1886 em Atlanta, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil mais de meio século depois, onde teve uma entrada histórica, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, o presidente da Coca-Cola Company na época determinou que os soldados, norte-americanos poderiam comprar a bebida por apenas 5 cents. Era o que eles anunciavam. 

Sendo assim, a...
tracking img