Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL
SUELLEN SOARES SILVA


A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM

RESUMO
Este artigo apresenta um estudo realizado sobre o desenvolvimento infantil, o desenvolvimento da linguagem na criança, assim como o conceito e as funções da linguagem, tanto do ponto de vista da linguística, quanto da visão da psicanálise. O objetivo consistiu em esclarecer a importânciada linguagem para a constituição do sujeito. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, percebendo-se que a linguagem é de extrema importância, pois esta capacitou o ser humano a se diferenciar dos animais.

Palavras-chave: Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Psicanálise; Personalidade.

INTRODUÇÃO

A infância pode ser descrita com uma fase decisiva, pois é nessa etapa que ocorre odesenvolvimento psíquico, físico, que surgem as primeiras mudanças, desilusões, descobertas, contato com o outro e com o mundo exterior através da linguagem.
Para discorrer sobre a importância da linguagem, é necessário explanar sobre a aquisição da mesma, sobre a língua, a fala, assim como suas características. A língua faz parte da linguagem, constitui um sistema de símbolos que compõem um código queserve os indivíduos em suas necessidades de entendimento. Esta pode apresentar várias modalidades, sendo um fator social. Já a fala é a realização da utilização da língua.
A linguagem apresenta grande importância, uma vez que é através dela que ocorre a comunicação e se expressam os sentimentos. Pela mesma o pensamento se desenvolve, porque é a forma de anunciar o que pensamos e assimilar asideias do outro.
O texto também irá falar da influência da linguagem para a psicanálise, pois o trabalho do analista consiste em interpretar o que o paciente relata, e essa escuta não deve ser voltada apenas para as palavras que o sujeito quer dizer, mas também para os conteúdos inconscientes manifestos.
O objetivo geral desse estudo consiste em analisar a importância da linguagem para aconstituição do sujeito. Os objetivos específicos consistem em descrever as etapas do desenvolvimento infantil, assim como a aquisição da linguagem na criança. Identificar como se institui e quais as principais funções da linguagem. Apontar a abordagem que a linguística e a psicanálise apresentam sobre a linguagem.
Este trabalho tem sua justificativa na importância de realizar estudos sobre a influência dalinguagem na formação do sujeito, sendo a partir desta que o homem pôde se desenvolver, se comunicar, criar vínculos, e expressar seus sentimentos. A ideia desse projeto surgiu da necessidade de nos informarmos sobre o tema, pois no preparo para se tornar psicólogo devemos nos interar dos mais diversos assuntos.

ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE

Para definirmos o desenvolvimento infantil, vamosfalar primeiramente sobre as estruturas da personalidade segundo Freud:
A primeira estrutura da personalidade é o id, que funciona segundo o processo primário, isto é, infantil, impulsivo, incapaz de tolerar demora de satisfação.
Também pode ser definido como governado pelo princípio do prazer, ou seja, deseja a satisfação imediata das pulsões.
O ego é a segunda estrutura que se desenvolve noaparelho psíquico da criança. É voltado para a realidade e busca a satisfação das necessidades por meios aceitáveis. Este controla as pulsões adiando, ou inibindo e restringindo-o no interesse de conseguir seus fins.
“As funções do ego se constituem em: Tolerância à frustração; controlar o acesso de ideias à consciência; guiar o comportamento do indivíduo para objetivos aceitáveis e o pensamentológico” (BIAGGIO, 2007, p.107).
O superego é resultado das proibições parenterais, sendo o herdeiro do Complexo de Édipo. Têm diversas funções, como: controlar os impulsos que vem do id e agir como colaborador nas funções do ego, impor determinadas regras e leis morais de certo e errado e também é a base das proibições relacionadas à sexualidade.

A INFÂNCIA

A infância é um período de...
tracking img