Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






































marilia gabriela bueno diogo moreti





















































INTRODUÇÃO





É por meio da linguagem, seja ela, falada ou escrita, que podemos nos comunicar e fazer com sejamos compreendidos por aqueles que nosouvem ou então utilizem materiais que lhes são apresentados.
O resumo deste artigo contribui para que compreendamos melhor todo o trabalho desempenhado dentro da sala de aula, junto de nossos alunos diariamente.
Nele é abordado à importância da interação entre professores, alunos e o meio em que vivem, na troca direta de informações e através da fala, um dos principaismeios de comunicação entre os seres humanos.










































DESENVOLVIMENTO




Neste artigo João Carlos Martins, apresenta informações sobre a teoria de Vygotsky e seu papel nas interações sociais escolares, apresenta pontos importantes que nos levam a repensar sobre as questões da educação e também sobre o papeldo educador dentro do processo de aprendizagem.
A compreensão do mundo que aparece dialeticamente na escola implica ações de investigação e de discussão para a internalizaçâo de funções mentais que garantam ao indivíduo a possibilidade de pensar por si.
Nos últimos anos, muito se falou da formação do professor e do quanto nossa sociedade ainda não teria percebido aurgência desta questão do preparo para o exercício competente da tarefa de educar.
Identificamos um problema central: o avanço da tecnologia não tem contrapartida na vida cotidiana dos cidadãos e, entre estes, os professores e alunos envolvidos na realidade da Escola Pública, onde grande parte dos membros da comunidade escolar não tem acesso às novas conquistas da tecnologia.Como seres humanos, passamos a construir a nossa história só e exclusivamente com a participação dos outros e da apropriação do patrimônio cultural da humanidade.
A criança desde o momento de seu nascimento; por si só, não se apropria qualitativa e quantitativamente dos conhecimentos desejáveis que alcance por meio de interações profícuas com os elementos mais experientes do seugrupo social.
A linguagem do meio ambiente, que reflete uma forma de perceber o real num dado tempo e espaço, proporcionando assim que a aprendizagem aconteça.
O confronto das concepções iniciais de mundo da criança com aquelas apresentadas pelos parceiros de seu ambiente torna-se fundamental aos sentidos a serem negociados.
A criança e o adulto trazem em simarcas de sua própria história - os aspectos pessoais que passaram por processos internos de transformação -, assim como marcas da história acumulada no tempo dos grupos sociais com quem partilham e vivenciam o mundo.
É importante valorizar as trocas entre os parceiros em sala de aula, pois é nas interações que há a ampliação do conhecimento científico.
Ao imaginarmosuma sala de aula em um processo interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e, nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção, esse seria um ambiente onde todos tem direito de se manifestar e expor seus conceitos e dúvidas.
O processo de internalização, com todas assuas particularidades, caracteriza-se como uma aquisição social onde, partindo do socialmente dado, processamos opções que são feitas de acordo com nossas vivências e possibilidades de troca e interação.
Diante de situações em que precisa manipular conceitos e realidades que já conhece para chegar a saberes até então ignorados, o aluno sugere respostas e chega a resultados que lhe...
tracking img