Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DAS VANGUARDAS EUROPEIAS NO MODERNISMO E NAS TENDÊNCIAS CONTEMPORANEAS DA LITERATURA PORTUGUESA
Os vários movimentos artísticos provocaram uma revolução única nocenário artístico europeu dando origem aos movimentos de vanguardas, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo e o Surrealismo que inovaram a literatura na Europa, originando o Modernismo literário.São os movimentos de vanguardas mais conhecidos que exerceram influência sobre toda a arte do século XX onde podemos observar as novas formas de manifestação artística e literária dos poetas.Uma das contribuições importantes do Futurismo e do Cubismo as correntes contemporâneas foi o verso livre, sua área de maior penetração foi na literatura, expressando assim ascontradições desencadeadas por inúmeras mudanças.
As vanguardas europeias apresentavam propostas inovadoras captando as tendências do futuro, fazendo com que ocorressem no momento atual, ouseja, propondo que o futuro acontecesse agora.
Os movimentos de vanguarda rapidamente se ampliavam em direção as outras manifestações artísticas, defendendo a interdependência desuas linguagens, à integração entre a música,a escultura, e a literatura.
O Futurismo foi uma vanguarda muito revolucionária que atingiu a literatura não se restringindo apenas aarte, mas o que interessava mesmo eram as inovações no campo da arte onde nas telas futuristas, eram comuns elementos que sugeriam a velocidade e a mecanização da vida moderna.
Nomovimento Cubista as principais expressões foram na pintura e na literatura, pois correspondiam a fragmentos da realidade numa mistura de assuntos espaços e tempos diferentes.
Omovimento Dadaísmo era visto como a antiarte foi o movimento que apresentou maior número de manifestos, na literatura caracterizou-se pela agressividade, improvisação, desordem, livre associação de...
tracking img