Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM

Definição de linguagem – È a capacidade que o homem e alguns animais possuem de se comunicar (conquista tipicamente humana). É quase infinitamente flexível na comunicação intencional, regida por regras que ditam os significados.
Língua - conjunto do vocabulário de um idioma e de suas regras gramaticais.
As línguas se estruturam - de modo ordenado, significativo, social ecriativo.
Ordenado - escrevemos sentenças de acordo com os princípios gerais das regras de gramática. A gramática normativa nos mostra como devemos falar usando estilo próprio e formação correta das sentenças. Mais a gramática descritiva é a que mais nos interessa, pois é um conjunto de regras e princípios que nos informa como criar e entender uma quantidade quase infinita de elocuções em nossa línguavernácula, ela não pode ser ensinada nem escrita de forma completa.
Significativo - a combinação de palavras transmitem significados mais complexos, já que, pois palavras referem a objetos e eventos.
Social – compartilhar informações e ideias.
Criatividade - a maioria das sentenças é nova pois,tem um padrão gramatical exclusivo e incrivelmente flexível.
Temos 5.500 idiomas em uso no planetacompartilhando as mesmas características básicas.
Psicolinguistas – psicólogos que estudam a linguagem.
Existem 2 formas de comunicação – Comunicação reflexiva e Comunicação proposital a maioria dos animais se comunica das duas formas
Comunicação Reflexiva - é comum entre os animais simples consiste em padrões estereotipados que transmitem informação mais não foram concebidos para tal finalidade.Ex: chorar quando sente dor. Cadela no cio secreta substâncias químicas que informa que esta pronta para acasalar e onde se localiza.
Comunicação Proposital – tem por finalidade causar um efeito sobre o receptor da informação e a resposta do receptor influencia a continuidade da comunicação. Ex: cão rosnar e areganhar os dentes para intimidar, pessoas usam expressões faciais, gestos e sons paraenviar msg especificas.
As línguas ou idiomas são o tipo mais sofisticado de comunicação proposital - pois elas sistematicamente relacionam símbolos (sons,letras ou sinais) com significados e fornecem regras para combinar e recombinar os símbolos.
A linguagem se organiza em – fonemas; morfemas; palavras; frases e sentenças. As regras sintáticas regem a combinação de palavras em frases esentenças.
Estruturas superficiais – dependem das frases precisas que expressam o pensamento.
Estruturas subjacentes – consistem de atitudes e pensamentos básicos corporificados (representados) nas palavras. Armazenamos para referencias futuras
Para produzimos a fala - começa com um plano geral, cobrindo todas as ideias que querem expressar. Nos autocorrigimos e monitoramos os erros ouvinte e oradoresestão interessados na estrutura subjacente. Se não fosse assim a fala seria uma confusão de livre associação.
Compreensão da fala – é automático, rápido, correções e autocorreções, é ambígua ou pouco clara: resulta da velocidade com que falamos; da segmentação (isolamento da palavra em seu contexto da fala) e pronúncia modificada.
Para conseguir entender a fala, temos que ter um exercício desolução de problemas tais como: conhecer as regras que regem a ordem das palavras (sintaxe) o significado das palavras (semântica) e os componentes de som da fala (fonologia).
Os princípios básicos de uma língua - se da por volta dos 5 anos aprox.
Antes de adquirir a linguagem – os bebês atendem a fala e demonstram prontidão para dela extrair informações. Mãe e filho se comunicam desde as primeirassemanas de vida do bebê. Com 6 semana o bebê brinca de jogos de sorrir. Aos 3 meses já estão exercitando músculos, mandíbulas,língua, cordas vocais e lábios, explorando os sons que eles podem emitir. Dos 6 aos 8 meses começa o balbucio ( surge no momento que o bebê utiliza o sons para transmitir seus desejos). 3,4, ou antes, de atingir os 16 meses conseguem emitir suas primeiras 10 palavras...
tracking img