Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É LINGUAGEM
A atividade de comunicação é indispensável ao ser humano e aos animais. Existem diversos meios de comunicação: 
- entre os animais:
A dança das abelhas, os odores, as produções vocais (como no caso das aves)

- entre os homens:
A dança, a pintura, a mímica, os gestos, os sinais de trânsito, os símbolos, a linguagem dos surdos-mudos, a dos deficientes visuais, a linguagemcomputacional, a linguagem matemática, as línguas naturais, etc.

De um modo geral, dá-se o nome de linguagem a todos os meios de comunicação. Ouve-se falar, então, em linguagem animal e linguagem humana, em linguagem não-verbal e linguagem verbal. O termo é comumente empregado à aptidão humana que consiste em associar os sons produzidos pelo aparelho fonador humano a um conteúdo significativo eutilizar o resultado dessa associação para a interação verbal. Fala-se, pois, em linguagem verbal.
O termo linguagem é muito amplo. As línguas naturais (português, inglês, etc) são manifestações desse algo mais geral, mais amplo. Assim, via a linguagem, Saussure, o linguista genebriano. Para ele, a linguagem abrange duas partes: a língua e a fala, e era a primeira o seu objeto de estudo; embora,reconhecesse a interdependência entre elas.
Enquanto sistema de signos, a linguagem é um código. O código é um conjunto de signos sujeitos a regras de combinação e é utilizado na produção e na compreensão de uma mensagem. O signo é compreendido por: 
- significante: veículo do significado (parte perceptívcel, sensível)
- significado: o que se entende quando se usa o signo (parte inteligível).Os linguistas compreendem o processo de comunicação numa composição de seis elementos:
emissor (remetente) - envia a mensagem.
receptor (destinatário) - recebe a mensagem.
mensagem - informação veiculada.
código - sistema de signos utilizados para codificar a mensagem. 
contexto (referente) - aquilo a que a mensagem se refere.
contato (canal) - veículo, meio físico utilizado para transmitira mensagem.

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM

Na abertura de sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais possuem voz (phone) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (logos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir emcomum esses valores é o que torna possível a vida social e política e, dela, somente os homens são capazes.
Na mesma linha é o raciocínio de Rousseau no primeiro capítulo do Ensino sobre a origem das línguas: “A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”.
O lingüista Hjelmslev afirma que “alinguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo
“o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana”. (Hjelmslev)
Rousseau considera que a linguagem nasce de uma profunda busca decomunicação: “Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto”.
Gestos e vozes, na busca da expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem:
Hjelmslev afirma que a linguagem é “o recurso último e indispensável do homem, seurefúgio nas horas solitárias em que o espírito luta contra a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador”.
A linguagem, diz ele, está sempre à nossa volta, sempre pronta a envolver nossos pensamentos e sentimentos, acompanhando-nos em toda a nossa vida. Ela não é um simples acompanhamento do pensamento, “mas sim um fio profundamente tecido na...
tracking img