Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO “A FORMAÇÃO E A CARREIRA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA LDB 9.394/96: POSSIBILIDADES E PERPLEXIDADES”

A autora inicia seu artigo com uma citação de Anísio Teixeira sobre aexistência de dois mundos, o do sistema (oficial) e o mundo real, discursando assim, sobre o disparates daquilo que é colocado em pauta, é previsto em legislação, mas que na prática do mundo vivido éignorado ou distorcido pelo sistema político que rege o país, com seus interesses e descasos em voga.
O texto retoma a luta histórica dos educadores que no mundo real tenta modificar atitudesautoritárias dos governantes e práticas prejudiciais que interferem na qualidade de ensino e na valorização dos profissionais de uma importante e indispensável classe na sociedade, a de professor.
Aprincípio, Iria Brzezinski faz uma contextualização da situação política e social que atravessa o país em face da nova lei de diretrizes e bases da educação que acaba de ser sancionada em 1996, pelo entãopresidente da república Fernando Henrique Cardoso.
A realidade brasileira é de desigualdade estonteante entre as classes sociais pela má distribuição de renda, em que uma minoria é detentora de 60% dariqueza do país e o restante fica para a maior parte da população. Outro dado alarmante é o grande investimento dos recursos do PIB aplicados na educação 3,7%. É neste contexto que o Brasil pretende em10 anos erradicar o analfabetismo e após décadas de elitização do ensino superior admitir apenas profissionais graduados para a atuação no magistério ao término da denominada década da educação.Oficialmente, alguns aspectos da área da educação passam a ter olhares de maior importância segundo a autora. Porém, na prática o país sofre com o prolongamento do descaso em todas as esferas do ensino,principalmente na desvalorização do profissional atuante. O governo chega a sugerir privatizações no setor para “solucionar” os problemas recorrentes.
Outro sinal de descaso com a classe...
tracking img