linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gases Nobres
Gases Nobres ou Gases Raros são elementos químicos do grupo 18 (grupo 0 ou 8A) da Tabela Periódica. Os Gases Nobres têm como característica a dificuldade de combinar com outros átomos, já que são pouco reativos (baixa reatividade).

A primeira evidência de que os Gases Nobres existiam foi através de análise espectrográfica da luz solar. A partir dai foi descoberta a presença degás hélio no sol.
No grupo dos Gases Nobres estão presentes os elementos: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e ununóctio (Uuo). Esses gases existem em grande quantidade na atmosfera da Terra.
Os Gases Nobres apresentam baixos pontos de fusão e ebulição, já que possuem forças de atração interatômicas muito fracas. Por conta disso, mesmo os queapresentam átomos mais pesados, em condições normais, são gasosos. Também não formam facilmente compostos químicos porque todos os gases possuem orbitais dos níveis de energia exteriores completos com elétrons.

Apesar da dificuldade, os Gases Nobres podem formar compostos com outros metais. À medida que os átomos dos Gases Nobres crescem na extensão da série tornam-se ligeiramente mais reativos, entãopode-se induzir o xenônio a formar compostos com o flúor, por exemplo.

Na tabela periódica, abaixo do elemento químico radônio, existe um espaço vazio. Isto significa que, teoricamente, pode existir um outro gás nobre. Este gás nobre ainda não descoberto tem sido nomeado temporariamente como Ununoctium.








Os Gases Nobres possuem características especiais, uma delas diz respeito àcamada de valência, eles possuem oito elétrons no nível de energia mais distante. Dizem que essa configuração eletrônica é a ideal e por isso todos os outros elementos ganham ou doam seus elétrons na tentativa de atingi-la. Essa característica dá aos gases nobres uma grande estabilidade, ou seja, eles não precisam compartilhar seus elétrons, pois já possuem seu octeto.

A configuraçãoeletrônica dos Gases Nobres deu origem à famosa Regra do Octeto, que determina que cada átomo de um elemento químico, na molécula em que participa, encontra-se rodeado de oito elétrons.

Nesta seção você irá conhecer as características, propriedades e aplicações de cada um dos membros da família dos Gases Nobres: Hélio, Neônio, Argônio, Criptônio, Xenônio e Radônio. Após este estudo ficará mais fácilcompreender o porquê do termo “nobre” para esses gases.




Artigos de "Gases Nobres"
Argônio
O gás usado na conservação de materiais oxidáveis.
Criptônio
O gás nobre presente na atmosfera do planeta Marte.
Gás Hélio
Conheça o gás apático que não interage com nenhum elemento.
Gás Neônio
Saiba mais sobre o gás presente nas lâmpadas fluorescentes.
Radônio
Gás nobre usado na radioterapia.Xenônio
Precisa de lâmpadas de alta energia? É hora de recorrer aos Gases Nobres.





Gases Nobres


Os elementos conhecidos como gases nobres ─ hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn) pertencem ao Grupo 0 (zero) ou 18 da tabela periódica. É apropriado incluir uma descrição deste grupo de elementos conhecido em um capítulo dedicado aoshalogênios, porque o flúor é o único elemento conhecido que entra em combinação química direta com os dois gases nobres mais pesados, o xenônio e o criptônio, resultando em compostos estáveis.
Os gases nobres ocorrem na natureza como constituintes menos abundantes da atmosfera. A primeira indicação da existência dos gases nobres foi divulgada pelo químico inglês Cavendish, em 1784. Após ter,repetidamente, provocado centelhas no ar com excesso de oxigênio, na presença de álcali (que absorve os óxidos de nitrogênio assim formados, bem como o dióxido de carbono originalmente presente), e ter removido o excesso de oxigênio que não havia reagido, ele observou que restava sempre o mesmo volume residual de gás ─ cerca de 1/120 do volume inicial do ar.
Em 1894, dois outros cientistas ingleses,...
tracking img