Linguagem c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ORÍGENES LESSA CAMPUS DE LENÇOIS PAULISTA

LAIANE TAÍS LUCHEZI FULAN RODOLFO BAZZUCO SUELEN CRISTIANE PILLON

LINGUAGEM C: Histórico e aplicações

LENÇÓIS PAULISTA
2011

1 INTRODUÇÃO

Linguagens de programação de computadores são instruções ou um conjunto de regras que um computador deve seguir e servem como um meio de comunicação entre os computadores e os humanos. Existemlinguagens de baixo nível que são diretamente interpretadas pelo computador e que são muito complexas ao ser humano, e as linguagens de alto nível, que são mais fáceis de entender e trabalhar, uma vez que são representadas por palavras de ordem (IF... Then, Do While...), que tornam a interpretação e a lógica para o ser humano muito mais fáceis. As linguagens de programação são diversas. Uma daslinguagens mais usadas até hoje é a linguagem de programação C, da qual falaremos sucintamente de sua criação e suas principais aplicabilidades.

Figura 1 Ambiente de desenvolvimento de Linguagem C, disponível em http://www.brasilcritical.com/2008_06_15_archive.html, obtida em 12/09/2011

1

2 A LINGUAGEM C

2.1 Aplicações

Atualmente, muitas linguagens de programação são utilizadas. Alinguagem C é uma dentre as milhares linguagens, e está dentre as usadas. Esta linguagem é de fácil aprendizagem e permite que os programadores tenham controle e eficiência ao trabalhar com ela. A linguagem C é uma linguagem compilada. Isto significa que o código escrito (legível para o homem) passa por um compilador para que posteriormente seja gerado um programa executável (legível para amáquina). C é uma linguagem imperativa e procedural para implementação de sistemas. Seus pontos de design foram desenvolvidos para ele ser compilado, fornecendo acesso de baixo nível à memória e baixos requerimentos do hardware. Também foi desenvolvido para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código. C foi útil para muitas aplicações que foram codificadas originalmente emAssembly. Essa propriedade não foi acidental; a linguagem C foi criada com o objetivo principal de facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação procedural, mas sobrecarregando menos o compilador. O ponto forte dessa linguagem é a sua eficiência. É a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesarde também ser usada para desenvolver programas de computador. Outra característica importante de C é sua proximidade do código de máquina, que permite que seja capaz de fazer algumas previsões de como o software irá se comportar, ao ser executado. O ponto fraco da linguagem C é a falta de proteção que dá ao programador. Praticamente tudo que se expressa em um programa em C pode ser executado,como por exemplo, pedir o vigésimo membro de um vetor com apenas dez membros. Os resultados são muitas vezes totalmente inesperados, e os erros, difíceis de encontrar.

2

A linguagem C tem um sistema de tipos semelhante ao de alguns descendentes da linguagem ALGOL, tais como Pascal. Possui tipos para números inteiros de vários tamanhos com e sem sinal, números de ponto flutuante, caracteres eestruturas (structs). C usa extensivamente ponteiros, um tipo muito simples de referência que guarda o endereço de memória da variável. A linguagem C é uma linguagem de programação popular e também é amplamente utilizada para criar programas de computador.

2.2 Histórico da Linguagem C

A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para ser incluído comoum dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix do computador PDP-11, na equipe certificada por Ken Thompson. O surgimento desta linguagem iniciou com a linguagem ALGOL 60, definida em 1960, que era uma linguagem de alto nível que permitia ao programador trabalhar "longe da máquina", sem se preocupar com os aspectos de como cada comando ou dado era armazenado ou...
tracking img