LINGUAGEM VISUAL E HISTORIOGRAFIA

1020 palavras 5 páginas
LINGUAGEM VISUAL E HISTORIOGRAFIA

Tema: Teoria de análise de imagens
Diferenças entre o método iconográfico e o semiótico de interpretação da imagem.
Método iconográfico
A iconografia é um método importante para a interpretação de imagens e compreensão do passado. A principal característica da iconografia é a idéia de leitura de imagens, isto quer dizer que a imagem, assim como o texto, deve ser interpretada em seus componentes visíveis, como também em seu aspecto subjetivo.
Aby Warburg (1866 – 1929) e Erwin Panofsky (1890 – 1948) estão entre os principais intelectuais difusores da iconografia, que tinham como foco de estudos as formas simbólicas nas imagens. Baseado nos estudos de Warburg, Panofsky criou seu próprio método, que consistia basicamente em três etapas: pré- iconográfica; iconográfica e iconológica.
A primeira etapa consistia na descrição e identificação dos elementos visíveis na imagem, a segunda analisa os significados convencionais, reconhecer os elementos como integrantes de eventos históricos para isso o leitor deve conhecer os textos clássicos e a história.
Por fim a iconologia dever consiste em estudar as características intrínsecas da imagem.
Segundo Peter Burke, a história cultural das imagens desenvolveu-se a partir dos estudos de Warburg, estudioso que se dedicou a analise das sobrevivências de elementos visuais em determinadas representações pictóricas.
O método iconográfico de panofsky é criticado por considerar a existência de uma unidade cultural de uma época. Warburg possibilita pensar as ambigüidades das imagens, o que ele percebeu em suas pesquisas sobre o período renascentista que uma imagens é compostas de elementos novos e antigos. A imagem é uma fonte histórica hibrida, ou seja, ela mescla diferentes elementos simbólicos.
A iconografia de Warburg analisa a obra de arte como um verdadeiro testemunho histórico, mais que o resultado de um estilo estético preciso como um meio de acesso a idéias e sentimentos de uma

Relacionados