Linguagem verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Visual

Comunicação Visual ou Design Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de atuação.

OBS.: Os signos visuais:

Ícones - representam um modelo imitativo de um objeto,de uma forma, de um espaço ou uma situação. É característico das artes plásticas e dos meios de comunicação de massa.

Exemplos: uma fotografia, um mapa, um diagrama, etc.

Indícios - são signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais. Através da acumulação de experiências, devido à ocorrência de situações idênticas, indicam algo e adquirem significado.

Exemplo: nuvensnegras indicam tempestade.

Símbolos - designam o objeto de uma maneira totalmente livre, independentemente de semelhanças ou de uma ligação direta com ele. O significado é estabelecido através de normas e convenções. Para serem entendidos necessitam de uma prévia explicação.

Exemplos: leão - símbolo da força e da autoridade.
Urubu – representa o flamengo.

Perfil: Osprofissionais dessa área pensam, analisam, fazem modelos, desenham e indicam alternativas aos seus clientes. A essência da área profissional do Design é planificar e explicar idéias, assegurando-se de que o produto criado possa ser produzido, levando-se em conta as ferramentas e as informações necessárias, e se cada elemento projetado é realizável. Dessa forma, faz-se presente a necessidade de harmonizar duasáreas do conhecimento humano, a Técnica articulando-se com a Arte. A Técnica é definida pelo desenho, ergonomia, propriedade dos materiais, computação, etc. A Arte define-se pela harmonia visual, na escolha de cores, formas e texturas, pelas tendências estilísticas etc. O Designer participa de projetos nas áreas de programação visual, logotipia e identidade visual de empresas, eventos, produtos,infográficos, entre outros.

Campo de atuação: Gráficas, jornais, agências de propaganda e empresas de comunicação.





Identidade Visual - é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. A criação de uma identidade visual envolve fatores como a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público, objetivos, foco, missão, etc.Um bom exemplo de identidade visual é o McDonald’s. Em qualquer lugar do mundo em que estivermos reconheceremos o interior de uma loja da rede mesmo sem que vejamos o famoso “M” vermelho em forma de arcos. Até mesmo o sabor dos alimentos, o cheiro, as texturas e até os sons (ou seja, todos os 5 sentidos do ser humano) nos serão familiares e facilmente identificados pelo cérebro.


Como se constróia Identidade Visual?

O papel do designer - definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando toda a “personalidade” da empresa em um símbolo. Além do conhecimento, experiência, ousadia e criatividade, o designer precisa buscar informações, estudar o repertório da concorrência, entender o mercado de atuação da empresa e, consequentemente, criar algo inovador e diferenciado, oque traz destaque e visibilidade para a marca.

OBS.: Marca - é o conjunto de sinais e ações de marketing que visam gerar uma imagem junto de seu público alvo.

Etapas da criação:

Rascunhos - Faça o máximo de modelos que a criatividade permitir. Após os rascunhos, redesenhe aqueles que lhe despertarem mais interesse em alguma ferramenta vetorial (Corel Draw, Adobe Illustrator, etc) e acerte osdetalhes necessários.

Definição das cores - A cor ocupa um lugar de destaque na criação, já que a simples mudança de um tom pode mudar a percepção do observador em relação à forma, distância, peso, volume, movimento, etc. Ao escolher as cores, observe como será a sua aplicação em materiais impressos, como folders, banners, brindes, etc. (ergonomia) e veja como ficaria, para que não ocorram...
tracking img