Linguagem portugesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1 – O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d’água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredesao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.

Texto 2 – Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida, instalou o cavalete depintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 3 – O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foicom Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.
Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.
A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo:
a –Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,0 ponto)
b – Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as características de cada uma das tipologias identificadas no item “a”. A explicação não pode ser transcrita do material didático. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem os seus argumentos, veja que essas partes do texto e o seucomentário precisam estar relacionados, por isso as características apresentadas não podem ser genéricas, devem ser comprovadas pelos trechos dos textos, fique atento a isso. (2,0 pontos)

3. No nosso material didático apresentam-se as funções de linguagem, que estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os dois textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagempredominante, sublinhando trechos do texto para comprovar as suas explicações. (2,0 pontos)


Texto 1
Dentro de uma grande empresa, as melhores chances de promoção pertencem aos que sabem como escrever um bom relatório, como produzir cartas ou planos claros e precisos. Então, você deve fazer parte desse grupo.
No entanto, são muito poucas as pessoas que se expressam corretamente por escrito.Isso é surpreendente, porque escrever bem não depende de nenhum talento especial. É simplesmente o resultado de um treinamento, como qualquer outro. Você pode receber esse treinamento inscrevendo-se no urso Prático de Redação da Unisul. Pense nisso!
Até agora reservado a altos funcionários de algumas empresas, este curso acaba de ser editado para um público alvo maior e está à sua disposição. Vocêpode estudar os 5 módulos no conforto da sua casa, nos seus momentos de folga. O próprio autor do curso acompanha a sua evolução, respondendo a perguntas, corrigindo e comentando os seus exercícios.
Nós lhe enviaremos informações detalhadas sobre o Curso Prático de Redação sem nenhum compromisso da sua parte. Basta telefonar para (048) 32700000 ou escrever para C.H.Knapp Editora, rua Dr. CostaBarcelos 13, CEP 04003, Florianópolis, SC. Faça isso agora!
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3.ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p (com adaptações)

Texto 2
PENSAR É TRANSGREDIR
”...Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que...
tracking img