Linguagem persuasao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÁBADO, 13 DE SETEMBRO DE 2008

RESENHA DO LIVRO “LINGUAGEM E PERSUASÃO” DE ADILSON CITELLI
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 8ª Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2004.

O autor AdilsonCitelli, mestre em Letras, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, expõe em seu livro Linguagem e Persuasão, a história, construção e os métodos da linguagem persuasiva.Citelli começa explicando de maneira concisa os elementos iniciais da tradição retórica na linguagem, que vai da estrutura, formulação e pensamentos, fundamentados por cabeças brilhantes desdeDemóstenes até Eco entre outros, a importância da arte retórica de Aristóteles, a natureza do signo e suas ideologias de acordo com Suassure e Bakhtin, presente no discurso publicitário, religioso, didático,literário, jornalístico, político e nos discursos do nosso dia-a-dia. Remetendo o leitor a uma reflexão, pois é possível analisar na prática toda a teoria exposta no livro.
O texto publicitário é oprimeiro a ser comentado, surgindo com ele as fórmulas utilizadas para persuadir o consumidor, através da combinação de efeitos retóricos com fatores psicológicos, sociais e econômicos. A importânciada formação de slogans com utilização de premissas e a criação de personagens que configuram categorias específicas com características lúdicas, são usados na maioria das vezes como exemplos paramostrar como essa linguagem tem influência nas emoções dos indivíduos, com afeta o juízo de valores e os conceitos já preexistentes na sociedade. Todavia, o consumidor é conduzido a acreditar que precisado produto ou serviço e que deve comprá-lo.
O discurso dominante, o religioso, onde a voz de Deus cala todas as outras e o pastor fala em “Seu nome”. A mais visível forma de persuasão e o maisinvisível “eu” persuasivo, segundo Citelli. A construção de conhecidos textos religiosos, como o Credo, é analisada, com a escala da narração e os mecanismos que acentuam a persuasão, como a utilização...
tracking img