Linguagem oral e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem oral.
A linguagem oral é a forma de comunicação mais usada no cotidiano, pois é através da fala que transmitimos nossas ideias, expressamos nossos sentimentos e nos socializamos.
Se estamos em um ambiente fora de nosso cotidiano precisamos muitas vezes usar uma linguagem diferenciada, por isso é de fundamental importância o ensino da mesma, para pessoas que não tiveram a oportunidadede estudar na idade certa possam vir a exercer sua cidadania plenamente.
Em sala de aula o professor ajuda o educando a melhorar sua capacidade de expressão ao fazer perguntas ou pedir por respostas, fazendo com que ele assim exponha novos conhecimentos, que argumente, desenvolva a capacidade de escutar e compreender, que respeite seus colegas e educador.
Para isso o professor usa de estratégiasde simulação e desempenho de papéis, que são debates sobre temas polêmicos, dramatização de situações cotidianas, de textos e histórias conhecidas.
O ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta.
LINGUAGEM ESCRITA
Os principais objetivos da área da Língua Portuguesa é ler e escrever. Para conseguir atingir o objetivo de formarleitores autônomos e produtores de textos que saibam comunicar-se com sucesso, é necessário que lhes sejam dadas oportunidades de conhecer os produtos da comunicação escrita.

Tópicos de Conteúdos e Objetivos Didáticos
Os tópicos de conteúdo são: Narração; Descrição, Récita e leitura em voz alta; Instruções; perguntas e respostas; Definição e exemplificação; Argumentação e debate.
O processo dedesenvolvimento da linguagem oral deve levar em conta que o aluno vai ampliando seus recursos expressivos aos poucos e que o professor deve guia-lo, realizando intervenções sempre que necessário.
É lidando com escritas significativas, elaborando as informações do professor e de colegas, que o aluno pode superar duvidas e ampliar seu conhecimento.
É fundamental que desde o inicio, o professorofereça textos significativos para os alunos, mesmo que este ainda não produza uma escrita convencional, auxiliar o aluno mostrando o que esta faltando e trazendo novas informações.
O que deve ser garantido é que o aluno tenha consciência das dificuldades ortográficas e saiba recorrer ao dicionário ou a outras fontes para escrever corretamente.
É na sala de aula que os alunos entram em contato comtextos diversos e compreendem suas características. Um texto não é uma simples junção de palavras e frases, mas um todo organizado de acordo com uma intenção comunicativa, para informar, convencer, sugerir, seduzir ou entreter.
O professor precisa trabalhar com diferentes tipos de textos, que apareçam com maior frequência no nosso contexto social e escolar, elaborando atividades que contribuam parao desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, levando-os a compreenderem que um texto pode ser corrigido, melhorado e reescrito quantas vezes for necessário.
Algumas das modalidades de textos são:
Textos Literários: Constitui um tipo de escrita simples, na qual pensamentos, sentimentos, emoções e ideias são registradas em relação ao mundo em que vivem. Esses textos educam e divertem.São tidos como textos literários: poesias, prosa, fábulas, contos, crônicas e histórias da literatura infantil e juvenil.
Textos Jornalísticos: São tipos de textos classificados com notícias e/ou reportagens; são relatos de fatos importantes e de interesse para a comunidade.
Textos instrucionais: São aqueles que regulam ou indicam formas de agir, descrevem etapas que devemser seguidas para que se consiga fazer algo como preparar um bolo e tomar um remédio.
Formulários e questionários: São textos instrucionais de um tipo particular, destinam-se à coleta de informações que devem ser prestadas por escrito no próprio documento, por exemplo, quando lidamos com solicitações, inscrições, pagamentos ou transações bancárias.
Textos Epistolares: A principal...
tracking img