Linguagem oral e escrita na educação infantil

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e departicipação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com asoutras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A educação infantil ao promover experiências significativas de aprendizagemda língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação de das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelascrianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Através desta pesquisa,entenderemos melhor a presença da linguagem oral e escrita na educação infantil, com algumas idéias práticas correntes.



























0 A 3 ANOS - LINGUAGEM ORAL


Alinguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos falam, se comunicam entre si expressandosentimentos e idéias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modo bastante diferente.
Em algumas práticas se considera o aprendizado da linguagem oral comoum processo natural, que ocorre em função da maturação biológica, prescinde-se nesse caso de ações educativas planejadas com a intenção de favorecer essa aprendizagem.
Em outras práticas, aocontrário, acredita-se que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para aprendizagem da criança. Desta concepção resultam orientações para ensinar às crianças pequenas listas de palavras,...