Linguagem oral e escrita na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com asoutras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A educação infantil ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação de das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelascrianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Através desta pesquisa, entenderemos melhor a presença da linguagem oral e escrita na educação infantil, com algumas idéias práticas correntes.



























0 A 3 ANOS - LINGUAGEM ORAL


Alinguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos falam, se comunicam entre si expressando sentimentos e idéias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modo bastante diferente.
Em algumas práticas se considera o aprendizado da linguagem oral comoum processo natural, que ocorre em função da maturação biológica, prescinde-se nesse caso de ações educativas planejadas com a intenção de favorecer essa aprendizagem.
Em outras práticas, ao contrário, acredita-se que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para aprendizagem da criança. Desta concepção resultam orientações para ensinar às crianças pequenas listas de palavras,cuja aprendizagem se dá de forma cumulativa e cuja complexidade cresce gradativamente. Acredita-se também que para haver boas condições para essa aprendizagem é necessário criar situações em que o silêncio e a homogeneidade imperem. Eliminam-se falas simultâneas, acompanhadas de farta movimentação e de gestos, tão comuns ao jeito próprio das crianças se comunicarem. Nessa perspectiva a linguagem éconsiderada apenas como um conjunto de palavras para nomeação de objetos, pessoas e ações.
A linguagem oral possibilita comunicar idéias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações inter-pessoais. Seu aprendizado acontece dentro de um contexto. É por meio do diálogo que a comunicação acontece, são sujeitos em interações que atribuem sentidos únicos afala. Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, como contar o que lhes aconteceu em casa, contar histórias, dar um recado, explicitar um jogo ou pedir uma informação, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa.


DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL


Muito cedo, os bebês emitem sons articulados que lhes dão prazer e que revelam seuesforço para comunicar-se com os outros. Os adultos ou crianças mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentindo à comunicação dos bebês. A construção da linguagem oral, implica, portanto, na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se. Ao falar com os bebês, os adultos, principalmente, tendem a utilizar uma linguagem simples, breve erepetitiva, que facilita o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Nesses processos, as crianças se apropriam, gradativamente, das características da linguagem oral, utilizando-as em suas vocalizações e tentativas de comunicação.
As brincadeiras e interações que se estabelecem entre os bebês e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo e...
tracking img