LINGUAGEM OLRAL E LINGUAGEM ESCRITA

2603 palavras 11 páginas
FPB- FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAIBA
CST GASTRONOMIA
Professora: Tatiana Ramalho Barbosa
Disciplina: Leitura e Produção de Textos

Linguagem Oral e Linguagem Escrita
Você já deve ter percebido que é possível se comunicar de forma oral e de forma escrita. Em alguns casos, dependendo do meio, essas formas se misturam. Mas que cuidados deve-se ter ao utilizar essas duas formas de comunicação?
Se repararmos, falamos muita coisa que não se vê escrita, pelo menos, não em documentos oficiais, em textos acadêmicos, em notícias de jornal etc. Quer ver um exemplo? Você está procurando um amigo. No shopping, encontra outra pessoa, um amigo comum seu e do amigo que você procura. Imediatamente, ao ver esse amigo em comum, você pergunta: “Cê viu fulano?”. E seu amigo, prontamente, responde: “Nos últimos instantes, não o vi. Não obstante, ao vê-lo, digo-lhe que tu estás a sua procura”. Já imaginou como você se sentiria? Não teria vergonha de ter-lhe dito “Cê”? Você não acha que seu amigo é esnobe demais? Quem estava mais adequado ao se expressar nessa situação? Você, que se mostrou próximo, descontraído, camarada, ou seu amigo, que se pautou pela Gramática Normativa para se comunicar consigo em uma situação extremamente informal? Por certo, ambos fizeram escolhas, ambos estabeleceram parâmetros distintos para a comunicação, e isso ficou marcado pela forma com que tomaram a língua portuguesa, que algumas pessoas dizem ser escrita e falada de forma igual.
Nesta aula vamos descobrir que a língua falada e escrita não são tão iguais assim e que, para se comunicar corretamente, embora possam se misturar uma na outra de vez em quando, não são comutáveis sem critérios específicos. Assim, não se pode usar uma em lugar de outra, sem que isso seja um procedimento realizado sob critérios que atendam a um propósito.

A Soberania da Escrita
Os valores sociais atribuídos à escrita são tantos que, na história da humanidade, são considerados dois períodos, a Pré-história e a História,

Relacionados