Linguagem não verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Você, certamente, já ouviu a expressão citada neste subtítulo e deve saber que ele se confirma quando se trata de interpretar textos como a publicidade ao lado.
Observe que nela, a força da mensagem consiste em realçar a potência da máquina de lavar, através do exagero da imagem, em que a personagem está mergulhada em molho. Ora, o queseria o pesadelo de qualquer dona-de-casa, torna-se fácil ao se utilizar o produto anunciado.O fato é que um leitor competente deve estar apto a decodificar a mensagem
expressa através de uma imagem, lendo seus explícitos e seus implícitos.

comunicação

Comunicação significa “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas” etambém “convivência, trato, convívio”, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Etimologicamente, o termo comunicação vem do latim communicatio, uma raiz munis, que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressa simultaneidade, reunião e o termo tio, que reforça a idéia de atividade. é “atividade realizada conjuntamente”. Portanto, saber comunicar-seé ponto fundamental em qualquer organização que o individuo está inserido.

O processo de comunicação necessita, no mínimo, de seis elementos: emissor, mensagem, receptor, referência, canal e um código conhecido por ambos

Partes do cérebro envolvidas na comunicação

Algumas áreas do cérebro envolvidas no processamento da linguagem: Área de Broca (Azul), Área de Wernicke (Verde), Girosupramarginal (Amarelo), Giro angular (Laranja) ,Cortex auditivo primário (Rosa).

Origens da linguagem humana

A respeito das origens da linguagem humana, alguns estudiosos defendem a tese de que a linguagem desenvolveu-se a partir da comunicação gestual com as mãos. Posteriores alterações no aparelho fonador, os seres humanos passaram a poder produzir uma variedade de sons muito maior do que ados demais primatas.
De acordo com Kandel apesar das dificuldades de se apontar com precisão quando ou como a linguagem evoluiu há certo consenso quanto a algumas estruturas cerebrais constituírem-se como pré-requisitos para a linguagem e que estas parecem ter surgido precocemente na evolução humana. Segundo esse autor essa conclusão foi atingida após exame dos moldes intracranianos de fósseishumanos. Na maioria dos indivíduos o hemisfério esquerdo é dominante para a linguagem; a área cortical da fala do lobo temporal (o plano temporal) é maior no hemisfério esquerdo que no direito. Visto que os giros e sulcos importantes deixam com freqüência impressões no crânio, o registro fóssil foi estudado buscando-se as assimetrias morfológicas associadas à fala nos humanos modernos. Essasassimetrias foram encontradas no homem de Neanderthal (datando de cerca de 30.000 a 50.000 anos) e no Homo erectus (datado de 300.000 a 500.000 anos), o predecessor de nossa própria espécie.

Linguagem Não Verbal

Para transmitir uma idéia é necessário transformar o pensamento em um ato linguístico por meio de mensagens, constituídas de um ou mais signos. O americano Charles Peirce classificou ossignos segundo seu grau de convencionalidade: símbolos (signos impregnados de aspectos culturais), ícones (que lembram aquilo que
representam) e índices (naturais e marcados pela não intenção). Alguns autores europeus, como Buyssens, excluem os índices, pois consideram comunicação apenas quando existe intenção; já outros, como Barthes e Thayer, ampliam os fenômenos da significação para tudo aquilo quefor relevante para o destinatário, não importando se houve intencionalidade.

O ser humano utiliza inúmeros signos universais de comunicação: o choro, para expressar aborrecimento; o sorriso, para manifestar alegria; o beijo e o abraço, para transmitir afeto. As pessoas não se comunicam apenas por meio de gritos, gestos ou símbolos: a comunicação humana se faz, principalmente, pela palavra....
tracking img