Linguagem lingua e fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

RESUMO

Linguagem língua e fala

A comunicação é algo semelhante entre todos os seres humanos, uma vez que utilizamos elementos como à linguagem, língua e a fala para nos comunicarmos e como um meio de interesse entre todos, mais não devemos confundir o que cada um significa.
Definimos a linguagem como todo o sistema desinais que nos permite realizar expressão e atos de comunicação, e a dividimos em duas partes, a linguagem verbal e a não-verbal.
A verbal é aquela que se utilizam as palavras como meio de comunicação, tendo como exemplo, os textos. A não-verbal é aquela que se utilizam outros sinais que não sejam as palavras, aqui temos exemplos como, figuras, imagens e sinais (libras, placas de trânsito).
Alíngua é um sistema que pertence a um grupo de indivíduos, ela utiliza a palavra como meio de comunicação, temos, por exemplo, as línguas inglesa, portuguesa, entre outras.
E nunca devemos confundir a língua com a escrita, sendo que são sistemas específicos. A escrita vem depois da fala, vemos isso com os analfabetos, eles se comunicam pela fala mais não sabem a escrita, as crianças usam a fala semsaber a escrita. Mas a escrita também tem sua importância, pois ela tem superioridade baseando-se na ortografia, você nunca verá uma pessoa fazer compras, negócios importantes só com a fala, sempre terá a escrita, a comprovação em um documento como registro de posses e tudo que temos de valor é um exemplo, e mesmo que a tecnologia tenha aumentado, ao contrário do que pensamos a publicação escritavem aumentando gradativamente.
A língua é considerada pública, como a própria palavra diz é aquilo de uso do povo, de uso comum entre indivíduos, ela não pode ser criada nem modificada individualmente, deve-se haver um contrato coletivo, estabelecido e adquirido por todos.
TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

A fala é a maneira que cada um faz da língua, é um bemprivado, ela pertence a cada pessoa que faz a sua utilização, respeitando as regras estabelecidas por uma respectiva região. Observamos isso no modo como pessoas falam em cada parte do país, no sul eles aderem a um tipo de fala, no norte a outra, e isso ocorre também no mesmo estado, pessoas do interior têm um modo diferente de falar das pessoas da capital e assim por diante.
A norma culta foiadotada em critério no Brasil para estabelecer a norma padrão, pelo uso de pessoas cultas da sociedade, que é o histórico literário, onde o passado é usado como referência.
A norma a parte morta, e a fala a parte viva, em todos os momentos a fala vem evoluindo e acompanhando a sociedade que a criou e a adquiri, já a norma é estática, não pode mudá-la a toda hora, nem quando se quer, ela tem suasregras, e com isso a distância entre elas é cada vez maior.
O contato das pessoas com outras línguas, modos de falar, surgem dois processos, os empréstimos, que também podem ser denominados como estrangeirismos, e as transferências.
Empréstimo é a empregação de palavras estrangeiras no nosso vocabulário, e isso só vem a melhorar na nossa comunicação, a única coisa que revela um ponto negativo noestrangeirismo é quando ele é mal utilizado em relação a status, para mostrar que uma pessoa é melhor do que a outra. Temos como exemplos de empréstimos, outdoor, download, mouse entre vários outros, essas palavras fazem parte do nosso dia a dia, e as aplicamos no nosso modo de falar.
Também temos as transferências, que é quando acontece o mesmo que o estrangeirismo mais de um modo interno, deregião para região, e quando ocorre uma mudança na palavra, ela acaba tendo dois sentidos totalmente diferentes, decorrentes de tempo e espaço.
Neologismo são palavras que não existiam na língua e foram criadas oficialmente para suprir necessidades, já a forma bloqueada são palavras que são criadas, mas não tem um nível de aceitação, com isso elas são esquecidas e não utilizadas.

TERRA,...
tracking img