Linguagem ladder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Automação Industrial

Ramo de APEL

Programação em Ladder

Composição de um programa em Ladder
Um programa escrito em Ladder é constituído por um conjunto de sequências (rungs) que são executados sequencialmente pelo autómato. Uma sequência é composta por um conjunto de elementos gráficos limitados à esquerda e à direita por linhas de energia (power rails). Os elementos gráficosrepresentam: ? ? ? ? I/O do autómato (interruptores, sensores, indicadores, relés, etc.). Blocos funcionais (temporizadores, contadores, etc.). Operações aritméticas e lógicas. Variáveis internas do autómato.

Cada sequência contém no máximo 7 linhas e 11 colunas que se encontram dividas em na zona de teste, onde se encontram as condições necessárias para a execução das acções, e na zona de actuação, ondese encontram as acções que são executadas dependendo do resultado da zona de teste.

figura 9 – estrutura de uma sequência

Anexo B – Introdução ao ambiente de desenvolvimento do TSX 37-21/22

13

Automação Industrial

Ramo de APEL

Os objectos gráficos estão divididos em três categorias – básicos, blocos funcionais e blocos de operação – e encontram-se representados e descritos nastabelas seguintes.

figura 10 – elementos gráficos Uma sequência pode ainda conter uma etiqueta e comentários. Uma etiqueta (%L) é utilizada para identificar uma sequência no programa ou rotina mas não é obrigatória. As etiquetas são também utilizadas para permitir saltos entre sequências. Os comentários são integrados nas sequências e permitem uma melhor compreensão mas não são obrigatórios.Anexo B – Introdução ao ambiente de desenvolvimento do TSX 37-21/22

14

Automação Industrial

Ramo de APEL

figura 11 – elementos gráficos (continuação)

Anexo B – Introdução ao ambiente de desenvolvimento do TSX 37-21/22

15

Automação Industrial

Ramo de APEL

Exemplo de criação e edição de um programa em Ladder

Pretende-se desenvolver o sistema de controlo para odepósito (apresentado para o caso da programação em IL) baseado num autómato programável cuja programação deve ser efectuada através da linguagem Ladder.

Implementação do Sistema de Controlo
Comece por criar uma nova aplicação. Arranque o software PL7 Junior e seleccione File/New. Identifique o autómato programável com que esta a trabalhar – TSX Micro 3721/22 V2.0 – e seleccione No na opção deGrafcet. Configure a aplicação para o seu autómato, defina as variáveis e a tabela de animação. Na janela Application Browser seleccione STATION/ Configuration/ Hardware Configuration: ? ? Adicione o módulo TSX DMZ 28 DR na posição 1. Confirme a alteração no botão .

Na janela Application Browser seleccione STATION/ Variables/ I/O: ? ? No modulo 1: TSX DMZ 28 DR defina as entradas. No modulo 2: TSXDMZ 28 DR defina as saídas. Entradas
ARRANQUE (%I1.1) PARAGEM(%I1.2) SUPERIOR (%I1.3) INFERIOR (%I1.4) BOMBA (%Q2.1) LUZ (%Q2.2)

Saídas

tabela 2 – entradas e saídas do controlador Na janela Application Browser seleccione STATION/ Variables/ Memory Objects: ? Defina uma variável interna para guardar o estado do sistema - ESTADO (%M0).

Para este exemplo vamos utilizar um bloco funcional prédefinido do autómato: o temporizador. A sua utilização passa por uma definição prévia de um conjunto de valores.

Anexo B – Introdução ao ambiente de desenvolvimento do TSX 37-21/22

16

Automação Industrial

Ramo de APEL

No caso do temporizador (%TM0) é necessário definir o valor da temporização, o modo de funcionamento (TP, TON ou TOF) e a base de tempo associada. Na janelaApplication Browser seleccione STATION/ Variables/ PredefinedFB: ? ? Seleccione a opção Parameters e o tipo TM. Defina o valor Preset para a temporização pretendida (5 segundos), seleccione o modo TP e escolha para base de tempo (TB) 1 sec. Na janela Application Browser seleccione STATION/ Animation Table/ Create : ? ? ? ? Adicione as variáveis de entrada e de saída à tabela de animação. Adicione as...
tracking img