Linguagem juridica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS SOBRE VOCABULÁRIO

Compare os dois enunciados a seguir, observando em ambos o comportamento da expressão “nada”. Em seguida, responda ao que se pede nas questões 1 e 2, logo abaixo:Enunciado 1:
• “Um vocábulo jurídico, carregado de semântica para o operador do direito, pode não significar nada para um cidadão leigo.”
Enunciado 2:
• “A gente faz tudo e você nada.” (anúnciofeito por uma empresa que comercializa piscinas)

Questão 1– Explique a ambiguidade intencional da palavra “nada” do enunciado 2. Depois, informe se nele ocorre homonímia, sinonímia ou paronímia.Responda e argumente.

Questão 2 – Considerando os pressupostos gerais da linguagem verbal, apresente duas razões que possibilitam os valores semânticos e gramaticais diferenciados da expressão “nada”nos dois enunciados.

Questão 3 – Sabe-se que as expressões teúda e manteúda são termos considerados sinônimos para "concubina", cujo uso prevalece na linguagem jurídica, significando especificamente,de acordo com De Plácido e Silva, em seu Vocabulário Jurídico (p. 332): “vocábulo usado para designar a mulher que tenha vida em comum com um homem, ou que mantém, em caráter de permanência, relaçõessexuais com ele”. Sendo assim, responda:
a) Do ponto de vista do sentido das palavras na linguagem jurídica, como se classifica o vocábulo "concubina"? Argumente.
b) De acordo com os estudosda Linguística Moderna, como é analisada essa questão da sinonímia entre esses termos?

Questão 4 – Entre as palavras “descriminação” e “discriminação” ocorre o fenômeno linguístico da homonímia,sinonímia ou paronímia? Responda e argumente.

Questão 5 – Defina denotação e conotação e apresente exemplo usando a palavra “droga”.

Questão 6 – Na linguagem jurídica, o “sentido” da palavra“dependente” varia de acordo com o seu contexto, ora significando “condição ou qualidade de pessoa ou de coisa que está na dependência de outra pessoa”, ora referindo-se a “beneficiário da previdência...
tracking img