Linguagem humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSALISMO E RELATIVISMO LINGÜÍSTICO
Alfredo Maceira Rodríguez
 
1. INTRODUÇÃO
A Lingüística como ciência é relativamente nova. Como toda disciplina, para adquirir o status de ciência, tem que dispor ao menos de um objeto de estudo e de uma metodologia. Os antigos gregos já se preocupavam com estudos lingüísticos do ponto de vista filosófico. A língua, como todo conhecimento humano,explicava-se dentro dos postulados de uma escola filosófica. Desde o Renascimento até o século XIX, os estudos lingüísticos esporádicos e limitados que se realizavam na Europa tinham como base filosófica a escolástica . Foi somente nas primeiras décadas do século XIX, sob os postulados evolucionistas por um lado e a vontade de descobrir as raízes das nacionalidades por outro, sobretudo nos paísesgermânicos, que metodologias científicas foram empregadas nas pesquisas língüísticas, dando origem à descoberta das protolínguas, destacando-se entre estas o indo-europeu.
Seguindo a teoria evolucionista dominante , supunha-se que as línguas obedeciam às leis
biológicas, como os demais organismos, e, para estudá-las, o método que se considerava adequado era o que veio a denominar-sehistórico-comparativo. Estudava-se a evolução histórica da língua e comparava-se com as demais línguas conhecidas. A falta da prova material de um elemento lingüístico de qualquer língua, ou mesmo de toda uma protolíngua, não impedia sua reconstituição hipotética, dedutível que era pelas leis da evolução e comprovada por sua existência nas demais línguas conhecidas.
A reconstituição da fala humana, em que pese aoenorme esforço desenvolvido pelos comparativistas, só pôde recuar alguns milênios, embora o homem na terra seja muito mais antigo e, como ser gregário, empregaria algum sistema lingüístico de comunicação, do que não ficou qualquer vestígio. O proto-indo-europeu e outras protolínguas são reconstituições hipotéticas.
No decorrer dos estudos lingüísticos confrontam-se duas correntes:
1. A queconsidera as línguas individualmente, sem que tenham que coincidir em todos ou mesmo em alguns dos atributos;
2. A que considera que o ser humano já vem equipado para adquirir a linguagem, não importa qual  seja. Segundo esta teoria, o homem possui algum dom inato que lhe permite reconhecer rapidamente certos elementos lingüísticos, presentes em qualquer língua: os universais lingüísticos.
Analisemosalguns postulados de ambas as teorias:
2. O RELATIVISMO LINGÜÍSTICO
A tese da relatividade lingüística ou relativismo nega a existência de propriedades universais nas línguas humanas. Para os relativistas, cada língua é única e tem que ser descrita como tal. O relativismo tem sido associado ao estruturalismo, principalmente ao bloomfieldiano, e ao funcionalismo. Pode ser encarado como uma reaçãometodológica à tendência de descrever as línguas nativas das Américas com base nas gramáticas tradicionais ocidentais. O relativismo filosófico e lingüístico foi rejeitado por Chomsky e seus seguidores ao formular as bases do gerativismo.
A primeira manifestação do relativismo filosófico pertence ao sofista grego Protágoras, citado por Platão: “A maneira como as coisas se apresentam a mim, é amaneira como elas existem para mim e a maneira como as coisas se apresentam a você, é a maneira como elas existem para você”.  Quer dizer que não há verdade ou que tudo é verdade, depende de cada um. A Platão bastou-lhe esta afirmativa para considerar inconsistente toda a doutrina. Ele alinhou uma série de argumentos para provar a inconsistência do relativismo, mas a teoria continua tendo seusdefensores até os dias de hoje.
O relativismo apresenta-se de várias formas. O próprio pragmatismo é uma forma de relativismo. Pode-se distinguir o relativismo cognitivo, que abrange toda espécie de conhecimento, do relativismo moral, que se refere a critérios de valor, assim como o relativismo cultural que se baseia na certeza de que as culturas são diferentes e podem conter valores muito...
tracking img