Linguagem formal e irformal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos momentos de nossas vidas envolvem situações em que estamos ora com pessoas muito íntimas, ora pessoas com quem temos pouca intimidade ou até com pessoas desconhecidas, não é mesmo?
Aconvivência com pessoas desconhecidas exige de nós postura diferente da que temos com familiares, concorda? Isso, consequentemente, gera uma forma de falar diferenciada.
Enfim, as situações comunicativassão enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem maisformal.
Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossa intimidade da mesma forma. Adquirir outros modos defalar, apenas “alarga nossa capacidade de comunicação”.
Por que nos comunicamos?

Já parou para pensar que tudo para nós, seres humanos, tem de ter uma explicação?

Isso chama a atenção para umacoisa que fazemos constantemente, mas não nos damos conta: procuramos sempre dar um sentido aos fatos, interpretar situações, interpretar o mundo e a vida.
A língua é um produto social e culturalconstituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.

Como vimos anteriormente, a língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, jáque não falamos sempre do mesmo modo. Sendo necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.


O  Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola eoutros países. Porém, possui algumas variações, de acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.

Assim como a dança, a música, as imagens, osgráficos e os gestos, as línguas são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e...
tracking img