Linguagem forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA

MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE

1º PERÍODO

Kyldes Batista Vicente Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto

PALMAS-TO/ 2005

1

EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA

APRESENTAÇÃO

Este caderno de estudos e atividades dadisciplina de Matrizes e Métodos da Linguagem Forense tem como objetivo incentivar em você o desenvolvimento da prática da reflexão no que se refere ao conhecimento da linguagem jurídica. Para que você possa desenvolver melhor o seu raciocínio, as atividades, ora apresentadas, fundamentam-se, sobretudo, na comparação entre os níveis de linguagem, no conhecimento da língua padrão e da linguagemtécnica jurídica. Esses estudos têm o objetivo de levá-lo a compreender de forma satisfatória a linguagem dessa área, como também a produção textual, utilizando a estilística, o vocabulário e a estrutura referentes à redação jurídica. Com o intuito de combinar reflexões teóricas com propostas práticas, este material não só traz contribuições relevantes para o aprendizado da linguagem jurídica,como também motivará você para um trabalho mais prazeroso com este gênero textual.

“O homem tem várias vantagens em relação às bestas; por exemplo, o fogo, as roupas, a agricultura, os instrumentos (...). A mais importante, porém, é a linguagem.”
Bertrand Russel (1977, p.49)

2

EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA

PLANO DE ENSINOCURSO: Seqüencial de Formação Específica em Fundamentos e Práticas Judiciárias PERÍODO: 1º DISCIPLINA: Matrizes e Métodos da Linguagem Forense PROFESSORES: Kyldes Batista Vicente / Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto

EMENTA: O discurso jurídico. Discurso e Argumentação – pressuposições, marcos intencionais e os operadores argumentativos. O discurso judicial e a argumentação.OBJETIVOS: • Incentivar o desenvolvimento reflexivo-teórico sobre a língua; • Ler, interpretar e redigir textos do gênero jurídico; • Conhecer as condições estilísticas de produção textual do gênero jurídico; • Dominar e perceber as várias formas de argumentar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • O Discurso Jurídico: linguagem, sistema, norma, língua e fala • Níveis de Linguagem • Petição Inicial •Discurso e Argumentação: Argumentação e Informações Implícitas, Operadores Argumentativos • Estilística: a importância da estilística na linguagem jurídica; seleção e combinação, colocação dos termos; tonalidade emotiva das palavras (afetivo, julgamento e avaliação) • Vocabulário Jurídico: denotação e conotação; o sentido das palavras na linguagem jurídica, polissemia e homonímia; sinonímia eparonímia, arcaísmos; neologismos; estrangeirismos; latinismos, o verbo jurídico; dificuldades do vocabulário na linguagem jurídica • Enunciação e Discurso: texto, contexto e intertexto, coesão e coerência textual; coesão no discurso jurídico • O Parágrafo e a Redação Jurídica: unidade e coerência, ênfase e estrutura, tipos de desenvolvimento, descritivo, narrativo e dissertativo LeiturasComplementares: Livro: “A Arte de Argumentar”, de Antônio Suárez Abreu Filme: “Tempo de Matar”

3

EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA

Referências Básicas: BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Linguagem Jurídica. 2.ed., São Paulo: Saraiva, 2003. DAMIÃO, Regina Toledo e HENRIQUES, Antonio. Curso de português jurídico. 9.ed., São Paulo: Atlas, 2004.MEDEIROS, João Bosco e TOMASI, Carolina. Português Forense – a produção do sentido. São Paulo: Atlas, 2004. NASCIMENTO, Edmundo Dantes. Linguagem Forense. 10.ed. São Paulo: Saraiva, 1997. STRUCHINER, Noel. Direito e Linguagem. 1.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

4

EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA

SUMÁRIO

Tema 01 - Discurso...
tracking img