Linguagem for

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES UNIFICADAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS



O PODER DA COMUNICAÇÃO INFORMAL – “O BOATO”


Vanessa Guimarães Gomes
Isabel Cristina Dias Cardoso
Simone Aparecida Vinhal Dias

Orientador: Profº Antônio Nardi




RESUMO


O presente trabalho destaca a comunicação informal, tendo como objetivo apreender sobre a versatilidade e sua importância, destacando o boato.Com base em pesquisas bibliográficas de forma exploratória e estudo em várias empresas da cidade de Barretos, foi feito análise geral dessa forma de comunicação dentro das organizações, tendo como resultado um relato de uma empresa, a qual não houve autorização da sua razão social. Conclui-se assim, que a comunicação informal vem cada dia mais ganhando espaço nas empresas, onde, é valido parar parapensar, sobre o poder da comunicação informal dentro das empresas, pois, ao contrário da comunicação formal, essa não deixa lacunas dando espaço aos boatos, fofocas, mexericos. Portanto, os administradores devem entender que a comunicação informal não pode ser eliminada, devendo ser ativamente administrada, com isso, poderão tomar atitudes para impedir rumores ou neutralizar aqueles que surgirem.INTRODUÇÃO


A comunicação nos últimos tempos tem exigido muito dos executivos, pois trata-se de um distúrbio que os deixa insones, tontos, confusos e algumas vezes super excitados e freqüentemente irritados. Percebe-se então a necessidade do estudo da comunicação informal dentro das organizações e análise precisa do boato, para entendê-lo e administra-lo, pois, com todos os cuidadospode se tornar uma ferramenta positiva para a organização. A comunicação informal vem a cada dia ganhando mais espaço nas empresas, onde as lacunas deixadas pela comunicação formal fazem com que o boato surja de maneira devastadora, podendo causar vários danos e prejuízos para a empresa. Hoje as empresas têm necessidades de tomar decisões com mais urgência, não podendo perder tempo digitando ouredigindo documentos formais. Assim, por meio da comunicação informal, essas tomadas de decisão tornam-se mais ágeis e eficazes, bem como menos burocráticas.




OBJETIVO


O objetivo geral desse estudo é apreender sobre a versatilidade e a importância da comunicação informal, e ainda procura-se destacar o boato a fim de que os administradores utilizam-se dessa ferramenta de forma positivadentro das organizações.






METODOLOGIA


Para avaliar a comunicação informal e melhor conhece-la, foi realizado um estudo exploratório baseado pelo método qualitativo de forma bibliográfica, onde a comunicação informal mostrou ser importante dentro da organização amenizando os conflitos entre funcionários, diretores, entre outros, causados pela falha existente da comunicação formal. Eainda, mostrar aos administradores de como o boato pode se tornar uma ferramenta positiva nas empresas. Sendo assim, foi realizado pesquisas através de questionários em várias empresas na cidade de Barretos, selecionando uma empresa a qual obteve os resultados desejados do objetivo principal desse trabalho.



DESENVOLVIMENTO



Comunicação Organizacional



A comunicaçãoorganizacional compreende toda rede de relações discursivas que ocorrem no âmbito das organizações. Ela pode ser uma comunicação de cima para baixo, de baixo para cima e também horizontal.
















FIGURA 1 – FLUXO DA COMUNICAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.
FONTE: ADAPTADO DE BATEMAN E SNELL(1998, p.413).


... a comunicação de cima para baixo refere-se ao fluxo deinformação que parte dos níveis mais altos da hierarquia, chegando aos mais baixos. E a de baixo para cima, vai dos níveis mais baixos para os mais altos. A horizontal é semelhante à necessidade de integração entre os funcionários da empresa onde ocorre entre pessoas da mesma equipe de trabalho.
(BATEMAN; SNELL, 1998, p. 412)

Dentro da empresa existe a...
tracking img