Linguagem estilística

Páginas: 10 (2409 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
       RECURSOS ESTILÍSTICOS NO DIREITO
 
 7.1 COMENTÁRIOS PRELIMINARES
 
     A estilística é uma área da lingüística e estuda a variação do uso da língua em vários grupos e segmentos, analisa tais variações em diversos ramos. O estudioso em estilística visa identificar a capacidade de se sugerir e emocionar por meio de fórmulas e efeitos do estilo da palavra.
     A moderna Estilísticasugere formas de expressividade da língua e os valores expressivos que vão sendo aplicados nos diversos setores da comunicação humana, inclusive o jurídico, direcionando-se a reflexão de seus usos e efeitos.
 
7.2 FIGURAS DE LINGUAGEM
 
     É importante o conhecimento das figuras de linguagem empregadas com maior freqüência na comunicação jurídica.
 
7.3 Figuras De Palavras
 
     Alinguagem jurídica exterioriza sentimentos e busca persuadir idéias, revestindo os significados das palavras com valores expressivos, ou seja, empregando-as de forma figurada ou conotativa.
  
     Exemplo:
    “Sentido, senhores! Quando o tribunal popular cair é a parede mestra da justiça que ruirá! Pela brecha hiante vasará o tropel desatinado e os mais altos tribunais no alto de sua superioridade!” 
    Veja-se:
    Nesse exemplo, torna-se clara a metáfora, ou seja, a figura pela qual se opera a transposição, a transferência de significação de um termo para o outro; a consequência é a transformação, a transmutação de um elemento em outro.
Na comparação não há esta absorção de um elemento por outro, cada elemento tem suas propriedades e as conserva; ocorre entre os elementos apenas umaaproximação.
A metáfora – mudança de sentido de um termo – é mais comum no discurso jurídico do que aparenta ser.

7.2.2 Figuras de construção

As figuras de construção são os recursos expressivos na elaboração (construção) da frase, podendo ser tecidas pela repetição, pela omissão, pela transposição e pela discordância.
O presente estudo cuidará daquelas que mais interessam - pelafrequência do uso - à linguagem jurídica.

7.2.2.1 Repetição

Há um mito em tomo da repetição no plano redacional, dizendo-se constituir ela grave defeito. Nem sempre, porém, esta idéia é correta. Casos há - e muitos - em que a repetição indica a importância de uma idéia, prestando-lhe ênfase.
Diversas são as formas de repetir-se enfaticamente a palavra ao se lhes atribuírem nomesdiferentes, alguns um tanto' difíceis. No entanto, não os nomes, e sim os conteúdos neles representados, devem interessar ao redator.
Atente-se para alguns tipos mais em voga na linguagem jurídica no quadro abaixo. O sinal x indica a palavra que se repete, enquanto o pontilhado está representando os restantes termos oracionais.
[pic]
Nota: indica ponto final que pode ser substituído poroutros sinais de pontuação.
No quadro, encontram-se registrados apenas alguns tipos de figuras de construção pelo processo de repetição. O esquema permite ao leitor apreender o conteúdo sem esbarrar no obstáculo da nomenclatura.

Alguns comentários conceituais e de utilização fazem-se necessários:

1. Anadiplose: é a repetição da última palavra ou expressão de uma oração (ou frase) noinício da seguinte. Todavia, só é figura de linguagem quando expressiva for a repetição, não se justificando a anadiplose para meras informações, ainda mais na presença do pronome demonstrativo.

A frase "Conheço um homem, homem este que é seu vizinho, não é anadiplose, tratando-se de uma informação, ou seja, = Conheço um homem que é seu vizinho.
Casos há em que sequer a oraçãoadjetiva é recomendada. Observe:
• Li um livro, livro este que é interessante.
Perfeitamente se dirá:
• Li um livro interessante.
Havendo a intenção de realce, a construção com a anadiplose é figura de linguagem:
• Pede-se aos senhores a aplicação da Justiça. Justiça que outra coisa não é senão a razão do Direito.
2. Anáfora: repete-se a mesma palavra ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilistica
  • Estilística
  • estilistica
  • Estilistica
  • Estilística
  • Estilistica
  • O que é estilistica
  • estilistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!