Linguagem eiffel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem Eiffel
Histórico
A linguagem Eiffel foi concebida pela Eiffel Software (então conhecida como ISE) em 1985, inicialmente como uma ferramenta interna para desenvolver diversas aplicações próprias. Os engenheiros de software da Eiffel necessitavam de um poderoso ambiente para integrar os modernos conceitos da engenharia de software e orientação a objetos e não havia simplesmente nadadisponível. Por esta razão, o Dr. Bertrand Meyer, fundador da Eiffel Software, concebeu o compilador Eiffel 1. Ele foi apresentado ao público na primeira The International Conference on Object Oriented Programming, Systems, Languages and Applications (OOPSLA) em outubro de 1986, onde ele atraiu considerável atenção, levando o Dr. Meyer a divulgá-lo como um produto comercial, no final de 1986. Atecnologia se espalhou rapidamente ao longo dos anos seguintes, com um histórico de sucesso em diversos projetos industriais nos EUA, Canadá, Europa e Extremo Oriente. Logo no início, Eiffel também atraiu a atenção da comunidade acadêmica como uma ferramenta ideal para o ensino de programação em todos os níveis. Várias universidades de todo o mundo a têm usado no ensino primário de linguagens deprogramação.
As sucessivas versões do ambiente surgiam em média de uma vez por ano. Eiffel tornou-se objeto de maior visibilidade com a publicação, em 1988, do livro Object-Oriented Software Construction pelo Dr. Bertrand Meyer, que rapidamente se tornou um best-seller e foi traduzido para oito línguas, o livro utiliza Eiffel para explicar e ilustrar os conceitos fundamentais de orientação a objeto eDesign by ContractTM.
A última iteração envolvendo a tecnologia original do Eiffel foi a versão 2.3, lançada em meados de 1990. A próxima versão, Eiffel 3, foi escrito inteiramente em Eiffel. Eiffel 3 apresenta o Melting Ice Technology para recompilação rápida, um ambiente gráfico com interface totalmente inovadora para o usuário, com base em conceitos e avanços consideráveis em bibliotecas(gráficos, rede…) e otimização do código gerado. As primeiras versões foram lançadas em Unix e seguido pelo Linux, VMS, OS / 2, Windows (Windows 3.1, Windows 95, Windows NT). NET, e Mac OS X.
Hoje, a tecnologia Eiffel continua a empurrar as fronteiras do desenvolvimento de software. Com a introdução do EiffelStudio TM, os programadores podem tirar partido de uma IDE eficiente para alcançar a mais altaqualidade, robustez, escalabilidade de aplicações reutilizáveis – em todas as principais plataformas. Com EiffelEnvision TM, os programadores podem ainda usar o poder da linguagem Eiffel dentro do popular ambiente do Microsoft Visual Studio. NET.

Paradigma

Eiffel é uma Linguagem de Programação avançada, puramente orientada a objeto que enfatiza o projeto e construção de software reusável e dealta qualidade. Toda a estrutura da programação em Eiffel é baseada em classes.

Sintaxe
A sintaxe e a estrutura da linguagem propõem-se a ser clara e simples, fácil de aprender, ler, escrever e manter; favorecendo o compartilhamento e reuso. A linguagem Eiffel evita o uso de símbolos e sinais que possam atrapalhar o entendimento do código.
Eiffel separa os desenvolvedores dos hackers. Alinguagem Eiffel não tem cantos escuros para ser explorado. Não existem “gurus em Eiffel”. Pode-se aprender a língua em poucas horas, e dominá-la em poucos dias. Dentro de uma semana, o ato de codificação em Eiffel se torna automático como o ato de escrever, e de repente se deixou de pensar em “programação” como sendo “a arte negra de convencer um compilador para transformar o seu código no objetodesejado”.
A sintaxe Eiffel é um conjunto de regras que descrevem a estrutura textual das classes. Um sistema ou programa Eiffel é um coleção de classes. Acima do nível de classes, Eiffel define cluster, que são essencialmente um grupo de classes e, possivelmente, de subclusters (clusters aninhados). Os clusters não são uma construção sintática da linguagem, mas sim um padrão organizacional....
tracking img