Linguagem de programação

Páginas: 11 (2556 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
Linguagem de Programação 1990 – 2010/2011
FL (de Function Level) é uma linguagem de programação criada no Almaden IBM Research Center por John Backus, John Williams, e Wimmers Edward em 1989. FL foi concebido como um sucessor da linguagem de programação anterior FP de Backus, proporcionando um apoio específico para o que denominou Backus função da programação de nível. FL é uma linguagem detipo dinâmica, rigorosamente funcional, com uma semântica de lançar e capturar exceções bem parecida com a linguagem Ml. Cada função tem um argumento histórico implícito que é usado para fazer coisas como entradas/saídas estritamente funcionais, mas também é utilizado para efetuar ligações com códigos em linguagem C. Para fazer otimizações, existe um sistema de tipagem que é uma extensão domecanismo de inferência de tipos de Hindley-Milner.
Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional, de propósito geral, nomeada em homenagem ao lógico Haskell Curry Como uma linguagem funcional, a estrutura de contole primária é a função; a linguagem é baseada nas observações de Haskell Curry e seus descendentes intelectuais Seu último padrão semi-oficial é o Haskell 98, destinado aespecificar uma versão mínima e portável da linguagem para o ensino e como base para futuras extensões. Surgiu em 1990 pelos Programadores Simon Peyton-Jones, Paul Hudak, Philip Wadler.
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto egerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuir padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ouexpressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.
Gödel é um linguagem de programação declarativa, de propósito geral que adere ao paradigma lógico. É uma linguagem fortemente tipada, o sistema de tipos é baseado em muitos ordenados da lógica com polimorfismo paramétrico. Seu nome é uma homenagem aológico Kurt Gödel. Surgiu em 1990 pelos programadores John Lloyd e Patricia Hill.
Lua é uma linguagem de programação interpretada, imperativa, de script, procedural, pequena, reflexiva e leve, projetada para expandir aplicações em geral, por ser uma linguagem extensível (que une partes de um programa feitas em mais de uma linguagem), para prototipagem e para ser embarcada em softwares complexos,como jogos. Assemelha-se com Python, Ruby e Icon, entre outras. Lua foi criada por um time de desenvolvedores do Tecgraf da PUC-Rio, a princípio, para ser usada em um projeto da Petrobras. Devido à sua eficiência, clareza e facilidade de aprendizado, passou a ser usada em diversos ramos da programação, como no desenvolvimento de jogos (a LucasArts, por exemplo, usou a linguagem no jogo Escapefrom Monkey Island), controle de robôs, processamento de texto, etc. Também é freqüentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Surgida em 1993 pelos programadores Roberto Lerusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo, Waldemar Celes.
AppleScript é uma linguagem interpretada que age sobre a interface do sistema operacional da Apple (MacOSX) onde é possível realizar diversas mudanças ealterações de funcionamento e inclusive mesclar ferramentas e funções de um programa para outro com toda facilidade de programar uma linguagem intuitiva que é de se esperar de um script. Surgido em 1993 e criado por Apple Inc.

Euphoria é uma linguagem de programação interpretada procedural de alto nível, criada por Robert Craig, da Rapid Deployment Software, em julho de 1993, e atualmente mantida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagens de programação
  • Linguagem programação
  • Linguagem de programação
  • linguagem de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagem e programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!