Linguagem de programação scheme

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
TRABALHO SOBRE A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCHEME

Trabalho apresentado como parte do componente curricular de Paradigmas de Programação do Curso de Sistemas de Informação.

UBERABA 2011

2

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................................3 2. OBJETIVO............................................................................................................................3 3. HISTÓRICO ..........................................................................................................................4 4. A LINGUAGEM SCHEME .................................................................................................4 5. COMPILADORES................................................................................................................5 6. ASPECTOS GERAIS............................................................................................................6 6.1. OPERADORES .............................................................................................................6 6.2. PRINCIPAIS COMANDOS (OPERADORES E PROCEDIMENTOS) ....................76.3. EXEMPLO DE CÓDIGO USANDO O COMPILADOR ..........................................11 7. RECURSIVIDADE .............................................................................................................13 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................................15REFERÊNCIAS...................................................................................................................16

3

1. INTRODUÇÃO

Em paradigmas de programação estudam-se sobre os diversos tipos de linguagens de programação existentes e seus paradigmas. Neste trabalho será apresentada uma breve introdução sobre a linguagem de programação Scheme, que inicialmente era destinada a pesquisa e ensino nos cursos introdutórios à programação emgeral, depois passou a ser considerada uma linguagem de programação de propósito geral e completa, apesar de ainda derivar de um pequeno conjunto de conceitos-chave. Serão abordados alguns tópicos como: seu histórico, conceito e aspectos gerais da linguagem com exemplificação de alguns códigos.

2. OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo fornecer noções gerais sobre a linguagem Scheme, seusprincipais pontos e conhecer seu(s) paradigma(s) de programação.

4

3. HISTÓRICO
A linguagem Scheme foi criada em 1975 por Guy L. Steele e Gerald Jay Sussman. Evoluiu a partir da linguagem Lisp e é considerado um dialeto de Lisp. Foi influenciada também pelas linguagens Angol e MDL.

Scheme é uma linguagem multiparadigma que suporta programação funcional e procedural.

Influenciououtras linguagens como: Common Lisp, JavaScript, Ruby, Dylan, Lua, Hop, Racket. A linguagem foi inicialmente criada para fins industriais, depois foi usada por algumas universidades e por indústrias em companhias tais como a DEC, TI, Tektronik e Sun.

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) usou desde a década de 80 até 2008 a linguagem Scheme em seu curso introdutório de programação. Olivro-texto usado na disciplina, "Structure and Interpretation of Computer Programs" (escrito por Gerald Sussman e Harold Abelson), ganhou notoriedade pela abordagem inovadora e pela incomum profundidade para um curso introdutório.

Existem dois padrões que definem a linguagem:

Padrão oficial IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos - pronuncia-se I-3-E, ou, conforme a pronúnciainglesa, eye-triple-e). Padrão popular chamado “Revised” Report on the Algorithmic Language Scheme, abreviado como RnRS, onde n é o número de revisões.

4. A LINGUAGEM SCHEME
A linguagem Scheme caracteriza-se por ter uma sintaxe simples, com poucas regras. É uma linguagem de alto nível, que suporta operações em dados estruturados, como strings, listas e vetores e em dados tradicionais, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A linguagem Scheme
  • Introdução à linguagem Scheme
  • Artigo Linguagem Scheme
  • Artigo
  • Linguagens de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagem programação
  • Linguagem de programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!