A Linguagem Corporal1
Decio Tenenbaum2
Fala-se que o corpo deve ser um todo único e indivisível, criticamse alguns por dividirem-no em órgãos, outros são criticados por fazerem nele um dualismocorpo/mente, enquanto outros falam que nele existe um paradoxo corpo/mente.

Quando me convidaram para falar sobre esse tema, imediatamente comecei a me lembrar do meu curso médico e, pela primeiravez, realizei que o primeiro contato do estudante de Medicina com o corpo humano se dá através do corpo morto e depois com o corpo doente. Além disso, o ensino sobre o funcionamento orgânico fisiológico,isto é, o funcionamento corporal normal, objetiva tornar o futuro médico capaz de melhor identificar onde poderá estar a doença no corpo do seu futuro paciente. Minha conclusão foi óbvia: aexperiência médica com o corpo humano é viciada, já que o médico, desde os tempos estudantis, só tem contato com o corpo doente. Mas aí me perguntei: e com as pessoas em geral? Quando é que sabemos que ocoração está batendo, quando é que sabemos que o intestino, a vesícula biliar, os rins, e etc, existem? É quase sempre quando não estão funcionando direito, não é? Será então que, em geral, só temos contatocom o corpo quando ele não está bem? Vocês poderiam dizer que meu raciocínio está errado porque eu, como quase todos os médicos, só citei órgãos e não o corpo. Vocês poderiam dizer que meu equívoco foiesquecer que o corpo é mais do que a soma dos seus órgãos. Eu concordo, mas mesmo assim, pergunto agora eu, quando é que percebemos que este corpo, que é mais do que a soma de suas partes, existe?Tenho a impressão que ele passa a existir , isto é, tomamos consciência que temos um corpo, nas situações de satisfação e/ou de sofrimento. Parece que no dia-a-dia, e quando está tudo bem, praticamentenão sabemos da existência dele. Ele nada mais é do que o instrumento da nossa existência. Será mesmo? Vocês concordam? Acho que ninguém estranhou o tema dessa mesa redonda, estarmos aqui reunidos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Linguagem corporal. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Corporal/17383.html

MLA

"Linguagem corporal" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Corporal/17383.html>.

MLA 7

"Linguagem corporal." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Corporal/17383.html>.

CHICAGO

"Linguagem corporal." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Corporal/17383.html.