Linguagem: como trabalhar com a criança disléxica?

Páginas: 11 (2664 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD

Município: Novo Horizonte
Estado: São Paulo
Turma: 734
Pólo: Fasar
Tutor (a): Maria Helena Azevedo Pinto.
Semestre/Ano: 2010

TÍTULO
LINGUAGEM: COMO TRABALHAR COM A CRIANÇA DISLÉXICA?

Anita Gombrade Pereira

RESUMO
Através das observações e dos estágios realizados no município de NovoHorizonte percebeu-se que a dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e que existe um número considerável de crianças que sofrem de dislexia ocasionando grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar. Disléxicos geralmente soletram muito mal. Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou atésuperior ao da maioria da população. A dislexia é definida como sendo um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, diagnosticada geralmente no início do processo de alfabetização. Após seu diagnóstico, o professor deve usar diferentes meios, estratégias, até mudar o método de ensino para adaptá-lo objetivando uma melhoria da aprendizagem do aluno comdislexia.
Palavras-chave: Aprendizagem, leitura, escrita e dislexia.
.INTRODUÇÃO

A dislexia é um dos distúrbios da aprendizagem mais comuns encontrados nas escolas. Muitas vezes, por falta de informação por parte do professor ou a não existência de materiais adequados para trabalhar, a criança disléxica é chamada de preguiçosa, pouco inteligente e indisciplinada. Segundo DROUET (1995, p. 154),“atualmente, qualquer distúrbio de linguagem apresentado pela criança, é tachado como dislexia, tanto pelos pais como pelos professores. O problema, entretanto, nem sempre está na criança e sim nos processos educacionais – sob a responsabilidade paterna – ou nos processos de aprendizagem sob o encargo da escola”.

Cabe aos pais procurar a escola e, juntamente com os professores, trabalhar demaneira adequada o conteúdo escolar para não desmotivar a criança que possui dislexia. Faz-se necessário dar muita atenção para que a mesma sinta-se valorizada e estimulada para a aprendizagem.
Acreditamos que há muitos elementos que precisam ser explorados e conhecidos para o trabalho com a criança disléxica. O passo inicial é promover uma aula dinâmica que estimule a criatividade e desenvolvavárias habilidades para lidar melhor com problemas; utilizando métodos adequados de tratamento, com atenção e carinho, a dislexia pode ser superada possibilitando à criança à obtenção de conhecimentos.
Através desse artigo, procuraremos conhecer e trabalhar com diferentes estratégias de ensino com os alunos que apresentaram esta dificuldade nas observações realizadas.
Acreditamos que ao pesquisaras causas e conseqüências da dislexia, bem como o seu diagnóstico, o professor facilitará o trabalho em sala de aula, bem como conhecerá o desenvolvimento cognitivo da criança disléxica objetivando a orientação da mesma para uma melhor aprendizagem. Desta forma, acreditamos que a melhor forma de trabalhar com a dislexia em sala de aula é desenvolver diferentes estratégias de ensino e aprendizagemproporcionando a motivação e a vontade de aprender sempre mais.

DESENVOLVIMENTO
Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em leitura, soletração, escrita, linguagem expressiva ou receptiva, em razão e cálculos matemáticos, como na linguagem corporal e social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidadevisual ou auditiva. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes genial, mas que aprende de maneira diferente. Para bem definir o que é Dislexia, é preciso que melhor se possa entender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como trabalhar com crianças disléxicas
  • Trabalhar com crianças
  • Alfabetização de crianças disléxicas
  • Como trabalhar com crianças dislexas
  • O TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL COM CRIANÇAS DISLÉXICAS
  • Como trabalhar com crianças surdas
  • Como Trabalhar Filosofia com Criança
  • 100 Dinamicas para trabalhar com crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!