Linguagem atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM ATUAL

O uso do intermetes e o exagero do gerúndio no dia-a-dia de universitários preocupam os professores de Língua Portuguesa. Especialistas apontam se os jovens sabem distinguir o momento de usar a norma padrão da língua.

Junto com o surgimento dos comunicadores instantâneos (chats online, blogs, MSN, ICQ), surgiu também uma linguagem típica da Internet. Ela é caracterizada pelaagilidade e facilidade de escrita, e, por isso, é composta quase que inteiramente por abreviações - ou podemos até dizer por códigos. Aliás, se uma pessoa que não está acostumada a conversar em chats online, se deparar com a frase abaixo, dificilmente conseguirá entender muita coisa:

Pq vc naum xego na hr q eu t flei?

Traduzindo, seria: "Por que você não chegou na hora em que eu te falei?".Esse é o chamado "intermetes", a linguagem típica usada para se comunicar na Internet. Para os jovens acostumados com esse linguajar, o mais importante quando se está conversando virtualmente é se fazer entender e, mais do que isso, da maneira mais rápida. Porém, não é apenas no mundo virtual que os jovens mantêm relações sociais. Diariamente, ele é cobrado na escola, universidade ou no trabalhopara que tenha o português impecável. Mas, será mesmo que os jovens de hoje escrevem corretamente?

Todas as generalizações são perigosas, como dizer que os jovens de hoje não escrevem bem como os de antigamente. "Um bilhete para uma empregada, uma carta de amor, um requerimento para o INNS e um trabalho acadêmico para uma revista têm diferentes finalidades", explica o professor do Departamentode Linguística Aplicada da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), John Robert Schmitz. "Um requerimento e um trabalho em revista científica devem obedecer às regras da norma culta. Numa declaração de amor ou em um bilhete, quem escreve tem mais liberdade redacional."

Já a professora do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Claudia Reyes,acredita que os jovens têm muita dificuldade em escrever corretamente. "Isso tem um pouco a ver com a história da leitura e escrita no Brasil. Na década de 80 houve uma interpretação errônea por parte de quem estava aplicando as políticas públicas de Educação, pois achavam que não se deveria corrigir os alunos para não reprimir a escrita. Foi por isso que os estudantes tiveram muitas dificuldades emse adequar à norma padrão, ortograficamente correta, quando chegaram na universidade", conta.

Nesse contexto, é necessário que os jovens saibam distinguir exatamente os momentos em que precisam usar a norma culta daqueles em que podem usar uma linguagem mais informal, ou mesmo o "intermetes". Esse é o ponto principal. "Em si, o intermetes é igual a qualquer outro gênero de escrita, e deve serusado em ambiente próprio", alerta a também professora do Departamento de Linguística da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Maria Irma Hadler Coudry. "O que é desaconselhável? Usar o intermetes fora de seu ambiente, por exemplo, para escrever textos solicitados pela escola. O jovem deve ajustar o tipo de escrita para o seu leitor. O intermetes em si não faz mal nenhum; a criatividadehumana tem inventado diversos tipos de escrita. Isso é uma característica da própria escrita."

Claudia conta que alguns de seus alunos da graduação em Pedagogia resolveram fazer um estudo a respeito da linguagem dos chats. A questão principal, colocada no trabalho, era se ela interferia na escrita padrão dos jovens. "Eles constataram que isto não interfere na norma padrão. Os alunos, por exemplo,querem escrever iscada e escrevem ïcd`, aí o professor corrige e eles passam a usar a norma padrão novamente. São linguagens diferentes, usadas em locais distintos. Assim como falamos outro idioma em outros países, quando estamos na internet falamos outra língua", explica.

A principal função da linguagem, tanto escrita quanto falada, é a comunicação entre duas ou mais pessoas. Assim, se a...
tracking img