Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova 1 – NCE / 2005
CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

TEXTO 1 – PT (,) SAUDAÇÕES
Pasquale Cíprio Neto
Um dos tantos indicadores da chegada da velhice é a morte dos ídolos, das pessoas que marcaram fortemente a nossa infância ou a formação do nosso caráter.
Outro desses indicadores é a percepção de que boa parte dos jovens simplesmente desconhece o significado depalavras que nomeiam coisas com as quais convivemos durante a infância e a juventude. Quantos jovens de hoje sabem, por exemplo, o que é uma japona, um guarda-livros ou um estafeta?
Pois bem. Dia desses, foi uma conversa sobre a expressão “pt saudações” que me fez sentir que caminho célere para a “quarta idade”. Ao analisar a possibilidade de “impeachment” do presidente Lula, umcomentarista político de uma emissora “fechada” (de TV por assinatura) fez um trocadilho com a expressão “pt saudações”. Eu estava na sala de espera de um laboratório de análises clínicas, ao lado de dois jovens, que também esperavam a vez de tomar algumas agulhadas. Os dois me reconheceram e, mais do que depressa, perguntaram-me de onde vem e o que significa exatamente a tal expressão.
A expressão“pt saudações” é bem velha, caro leitor, e remonta ao tempo do telegrama, meio de comunicação quase extinto hoje em dia. Em tempos de antena parabólica, telefone
celular e correio eletrônico, o telegrama não passa de um brontossauro. Seu uso tem se limitado a mensagens solenes, quase sempre fúnebres. No texto de um telegrama não é possível usar ponto final, vírgula, ponto-e-vírgula, acento, til etc.No lugar do acento agudo, costuma-se (ou costumava-se) colocar um “h” depois da vogal que receberia o acento (para que não se confunda “e” com “é”, por exemplo, a forma verbal “é” vira “eh”). No lugar de uma vírgula, coloca-se “vg”; no lugar de um ponto, “pt”. E paga-se mais caro por isso porque o telegrama é cobrado pelo número de palavras que constituem a mensagem, a começar pelo nome e endereçodo destinatário. Quem precisa ser rigorosamente claro num telegrama emprega “vg”, “pt” etc.
Na expressão “pt saudações”, portanto, “pt” é apenas a representação do ponto final, com a qual se encerra o teor da mensagem.

01- Pelo primeiro parágrafo do texto depreende-se que a morte dos ídolos:
(A) é o principal indicador da chegada da velhice;
(B) é um dos muitos sinais da chegada davelhice;
(C) marca fortemente a nossa infância;
(D) colabora para a formação de nosso caráter;
(E) provoca a chegada da velhice.

02- A palavra abaixo que NÃO admite a mesma forma de plural de guarda-livros é:
(A) guarda-pó;
(B) guarda-sol;
(C) guarda-noturno;
(D) guarda-chuva;
(E) guarda-comida.

03- A expressão “boa parte dos jovens” significa:
(A) grande parte dos jovens;
(B) aparte boa da juventude;
(C) os jovens preparados intelectualmente;
(D) a totalidade dos jovens;
(E) a minoria dos jovens.

04- Em “a boa parte dos jovens”, a palavra “jovens” mudou de classe gramatical (de adjetivo para substantivo); o item em que ocorre o mesmo com a palavra sublinhada é:
(A) “um dos tantos indicadores da chegada da velhice”;
(B) “a morte dos ídolos”;
(C) “a formação de nossocaráter”;
(D) “telefone celular”;
(E) “o significado de palavras”.
05 - Ao dizer que o telegrama não passa de um “brontossauro”, o autor quer destacar uma característica do telegrama, que é o seu(a sua):
(A) grande extensão;
(B) evidente anacronismo;
(C) inutilidade flagrante;
(D) rapidez fulminante;
(E) antiga solenidade.

06- Considerando a situação política desse mês, de julho de2005, pode-se dizer que o título do texto soa como um(a):
(A) consolo;
(B) homenagem;
(C) alerta;
(D) condenação;
(E) ironia.

07- O autor do texto emprega muitas vezes as aspas; no caso de “quarta idade” esse emprego se deve a que se empregam aspas:
(A) para indicar uma citação;
(B) para fazer sobressair termos ou expressões estrangeiras;
(C) para acentuar o valor significativo de uma...
tracking img