Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

ANDRÉIA MENDES FERREIRA DE VARGAS, (RU 597272)
DARLENE BOHACZUK, (RU 445097)
FRANCIELI SCHIRLO, (RU 597281)
DANIELE PECHEFIST (RU 638219)

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DEENSINO
(METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO, METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO)

PRUDENTÓPOLIS
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

ANDRÉIA MENDES FERREIRA DE VARGAS, (RU 597272)
DARLENE BOHACZUK, (RU 445097)
FRANCIELI SCHIRLO,(RU 597281)
DANIELE PECHEFIST (RU 638219)

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de AprendizagemApresentada à UTA – Língua
Portuguesa, no Curso de
Pedagogia à Distância da
Faculdade Internacional deCuritiba.
Tutor Local: Maurício Barabach
Centro Associado:
Prudentópolis

PRUDENTÓPOLIS
2011

1.INTRODUÇÃO

O século XX foi cenário de grandes transformações. Conhecemos a evolução da tecnologia em diversas áreas do conhecimento. O homem utilizou sua capacidade para transformar o mundo e mudar sua realidade.
Entre essas mudanças, especificando a língua, notamos que a forma como o homem a conceitua hoje é muito diferente do que foi em séculos passados. Sabemos que a língua é umfator de grande responsabilidade pela interação entre os seres humanos, devido a sua grande necessidade de comunicar-se. Ou seja, a língua é um veículo de comunicação. E nesse contexto construímos nossa própria linguagem e pouco a pouco, unimos letras para formar as sílabas, depois as palavras, as frases e assim por diante. Mas, o conceito de língua não se refere somente como fala, mas também, comotexto escrito.
Entretanto, em nosso dia-a-dia, nos deparamos com vários tipos de textos: receitas, panfletos bilhetes, lista de compras, etc.
Todavia a comunicação não se restringe somente em escrita e fala. A comunicação está em todos os lugares, como, sinais de trânsito, faixas de sinalização, gestos articulações e muito mais.
Baseados nestes conceitos procuramos investigarmetodologias que mais se enquadram às práticas usadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, que visa a socialização, aculturamento disciplinar e reflexão da construção cognitiva com intermédio da relação professor/ aluno no processo de alfabetização.
Levando em consideração esses preceitos, poderemos refletir sobre os problemas do ensino da língua portuguesa, começando por umaanálise teórica abrangente sobre os métodos de ensino, a função social do professor como escola, as práticas de leitura e escrita, a linguagem e participação social.
Nesta presente UTA, cursamos as disciplinas metodologia de Alfabetização, metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional- Produção de Texto, as quais são integrantes do trabalho realizados....
tracking img