Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO TEORIA LEXICAL DE MARGARIDA BASILIO

Margarida Basílio aborda a de forma questionadora a formação das palavras. Para a autora a unidade de palavras sempre é formada pelo processo dederivação ou composição e que não as utilizamos na língua falada por falta de costume. A autora usa duas formas bem simples para o entendimento dos mecanismos para formação das palavras: Derivação eComposição. derivação é caracterizada pela adição dos afixos ( prefixo e sufixo) e é sempre composta por duas bases.

É usada como exemplo a palavra artista, a base ARTE+ISTA (sufixo).
E acomposição é formada por duas bases para formação de uma única palavra. Um exemplo disso é a palavra GUARDA-CHUVA. Entendemos que o processo de derivação serve para que possamos transformar verbos emsubstantivos, adjetivos e advérbios.
No processo de composição são feitas formações de palavras de palavras de forma particularizante, aonde cada palavra é direcionada para a função de cada objeto.
A autoracita dois tipos de compostos: o Composto Descritivo que descrevem a função de um objeto podendo ser atribuídos a outros.
E o composto metafórico que é direcionado para formação de cada objeto.
Alémdos processos de derivação e de composição que são utilizadas na formação de palavras outros processos.
No capitulo 6 a autora focaliza nos processos de formação por meio de derivação regressiva ederivação parassintética.

A principal característica da derivação regressiva é a formação de uma nova palavra pela supressão ou invés do acréscimo, ou seja, a palavra derivante tem uma parte retiradaformando assim uma nova palavra.

Margarida Basilio identifica três evidências de regularidade nos compostos formados por verbos e substantivos. A primeira se refere ao fato de que os compostossempre fazem referência a agentes ou instrumentos. A segunda diz respeito a estruturas formadas por verbos específicos como guarda e porta, ambas estruturas são parcialmente fixas e se assemelham a...
tracking img