Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Língua Portuguesa eRedação Oficial
Curso: segurança pública
Professor: _________________________________________________________
Nome do aluno:
Data:07/05/12

Orientações:
▪ Procure o professor sempre quetiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual deAprendizagem (EVA).

1)
a) O texto fala sobre como o ensino da Língua Portuguesa nas escolas não torna seus alunos melhores no ato de escrever, visto que a Gramática ensinada visa majoritariamente oaprendizado de regras, classificações e nomenclaturas que não auxiliam de maneira prática a boa escrita.
Além disso, o autor menciona as rusgas entre gramáticos e linguistas acerca do que seria maisadequado nos termos de aprendizagem, não chegando a entrar no cerne da questão.
Fica-se apenas com a evidência de que as notas das redações dos vestibulares não são satisfatórias, em virtude da falta depreparo e, que se indispensáveis para uma boa escrita fossem todas as regras gramaticais, apenas os gramáticos e seus conhecedores profundos seriam bons escritores, o que, sabe-se, não é verdade.b) A questão da Gramática normativa já é bastante antiga, como dito por Scarton, mas acredito que se ela perdura até hoje é porque há uma razão para ser assim. É inegável que falaríamos e noscomunicaríamos independente de termos ou não uma linguagem escrita e que, a partir disso, aprendemos a escrever.
Obviamente, nem todos serão grandes escritores, mas por conseguirmos falar com clareza, assimtambém escrevemos, meio que de maneira instintiva. Ocorre que no meio coloquial, pouquíssimas são as pessoas que obedecem a todas as regras gramaticais, pois a fala é ainda mais dinâmica do que a...
tracking img