Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente

Momentos históricos da didática no Brasil

Um olhar sobre a historia recente da didática no Brasil mostra que, nos últimos 35 anos, esta tem sido questionada, sobretudo na década de 80 do século xx, quando a sua função na formação de educadores e a sua especificidade como área de conhecimento, buscando-sesua identidade.
Neste período histórico há dois marcos fundamentais. O Encontro Nacional de Professores de Didática realizado em 1972 na Universidade de Brasília, e o outro 1 Seminário A Didática em Questão, realizada na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro, dez anos depois.

O I Encontro nacional de Professores de Didática em 1972 realizado no período de 1964, momento históricocaracterizado pelo esforço do Estado em racionalizar o processo produtivo, tendo em vista a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento industrial. Nesse período histórico,a educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento e, portanto como investimento individual e social.
As questões colocadas nesse momento histórico são captadas pelos intelectuais que, em consonância com ocontexto político-econômico e educacional do período, discutem a necessidade de formar um “novo professor”, tecnicamente competente e comprometido com o programa político-econômico do Pais.
A formação de professor nesse período era caracterizada por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários a aplicação do conhecimento cientifico, fundada na qualidadedos produtos, na eficiência e na eficácia. Referindo-se a essa perspectiva técnica da formação de professor, afirma Perez Gomez que o professor e um técnico que domina as aplicações do conhecimentos cientifico produzidos por outros e convertido em regras de atuação.
O que era ser um professor competente nesse momento histórico era que os professores produzir uma relação de subordinação do professorao pedagogo ou psicólogo. A racionalização do processo aparece como necessidade básica para o alcance dos objetivos do ensino

O 1 Seminário A Didática em Questão 1982 configura-se como um importante momento histórico, marcado pela abertura política do regime militar instalada em1964 e pelo acirramento das lutas de classe no Pais. Nesse período surgem novas palavras de ordem: partir dapratica, compromisso político com as “camadas populares” transformação social, unidade teória-pratica. Se no primeiro encontro (1972), buscava-se um professor tecnicamente competente, comprometido com o programa político-econômico do Pais, no segundo (1982), a preocupação girava em torno da formação de um professor politicamente comprometido co a transformação social.
Da didática instrumental para adidática fundamental. Por que aconteceu essa mudança a partir da década de 1980, valorizaram-se os estudos do cotidiano escolar como fonte de conhecimento para alcance da intima relação entre “ a didática pensada “ e a “didática vivida” – o novo desafio de então. “Partir da pratica” passou a ser elemento central. Destaca a necessidade de rever o ensino de didática, que em geral se constituía em umadissociação entre didática que e vivenciada, inclusive nas aulas de didática, e o discurso sobre o que deveria ser a própria pratica. [...] E necessário rever essa postura: partir da pratica pedagógica, procurando refletir e analisar as diferentes teorias em confronto com ela . trata-se de trabalhar continuamente a relação teoria-pratica procurando, inclusive, reconstruir a própria teoria apartir da pratica. Esses desafios marcaram a década de 1980 como um período de intenso movimento da revisão critica e reconstrução da didática no Brasil. Nas palavras de Candau foi uma etapa de ruptura de paradigmas, de negação, de buscas, de reconstrução.
O grande desafio que se colocava, então, era ultrapassar o nível da critica apontando alternativas concretas para o ensino de didática mais...
tracking img