Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O campo das publicações acadêmicas, uma revista científica é uma publicação periódica que serve para promover um progresso, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria das revistas são altamenteespecializadas, embora algumas das publicações mais antigas tais como “Nature” publiquem artigos e dissertações científicas abrangendo uma vasta gama de campos científicos.
Para essa pesquisa foiescolhido o tema Skinner e Bakctin: possíveis diálogos no estudo da língua, onde farei um estudo e um breve resumo que segue abaixo.
Skinner e Bakhtin: possíveis diálogos no estudo da língua  
RESUMOA linguagem é considerada um objeto de estudo interdisciplinar no diálogo entre diversas disciplinas, como exemplo a Filosofia da Linguagem e a Psicologia. Portanto, o presente trabalho procuraanalisar a aproximação entre proposições de Bakhtin e Skinner. O principal ponto analisado foi noção de língua como o produto de interações entre sujeitos socialmente organizados. Bakhtin foca a interaçãoverbal entre locutores e interlocutores, enquanto Skinner salienta o fazer, necessariamente medi acional, daquele que se comporta verbalmente. Ambos os autores indicam a importância dos determinantessociais para a ação verbal e critica a noção da língua como um reflexo de condições internas daquele que fala. Entretanto, não apenas pontos de convergência foram encontrados, também há elementosdivergentes. A partir dos resultados encontrados, verifica-se que com este tipo de estudo de aproximação entre áreas e teorias o intuito não é o de suplantar uma área pela outra, mas sim, abrir novaspossibilidades de estudo.
A linguagem, sendo um elemento de interesse científico, caracteriza-se por ser um objeto multi e interdisciplinar. (Nesse tema, alguns autores como Bloomfield, 1933/1961; eWatzlawick, 1967/1993) indicam que a Psicologia seria uma das ciências a dialogar na intersecção produzida pelos estudos lingüísticos. Skinner (1957/1978) afirma que o estudo do comportamento verbal é...
tracking img