Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como o ser humano vai adquirindo, a partir do momento em que nasce, modos de expressão verbal - e não-verbal - e formas de interagir com o outro? Responder a questões como essa é o objetivo principal de Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística, que discute assuntos como a aquisição de língua materna (oral) em crianças, sem e com distúrbios de linguagem, aquisição de segunda línguaem crianças e em adultos e aquisição da escrita (letramento, alfabetização, relação fala/escrita). Com a colaboração de especialistas brasileiros e franceses, a autora concebeu uma obra inédita no Brasil, de grande valia para alunos, professores e profissionais de Letras e das demais áreas em que abordagens lingüístico-cognitivas estão sendo utilizadas.
No presente artigo, tratarei da aquisição daLinguagem como componente pedagógico no âmbito da formação dos profissionais da educação escolar. O que devemos conhecer e estudar, de forma profunda, no âmbito da Piscolingüística sobre Aquisição da Linguagem, especialmente a da criança?
A título de ementa, tem visto a disciplina Aquisição da Linguagem como estudo das suas teorias, fatores condicionantes e as etapas pré-lingüística elingüística que explicam o aparecimento da linguagem (fala, escrita, leitura e escuta, portanto, habilidades lingüísticas) no processo de desenvolvimento e processo lingüístico.
Esta disciplina, nos cursos de formação de professores e psicopedagogos, tem por objetivo levar o aluno a discutir as diferentes propostas teóricas que pretendem dar conta do processo de Aquisição da Linguagem e a relação entre osdiversos componentes da linguagem e seu desenvolvimento à luz de dados - fonológicos, sintáticos e semânticos - da aquisição.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o professor é um elemento muito importante no processo de aprendizagem. Suas intenções podem induzir o aluno a apenas seguir quaisquer regras sem o menor senso crítico, ou levá-lo a vários questionamentos que garantam o processo transformador naaprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE:Linguagem, Transforma,  Visão.
Segundo Faraco (1993), esta situação concreta, que é deficiência do aluno na produção de texto, é que me faz refletir sobre qual a forma ou método que poderão ser utilizados pelo professor para despertar no aluno o gosto de redigir. A intenção deste estudo é tirar dele a idéia de que escrever é muito difícil, e fazê-lo perder aquela"herança" deixada pelo ensino tradicional, com exercícios mecânicos e enfadonhos, os quais não dão margem ao aluno desenvolver a sua criatividade, o seu raciocínio, a sua própria linguagem oral e escrita.
A linguagem é entendida como um produto humano necessário para a comunicação e interação dos homens, para a modificação, para a criação de motivos e necessidade que levem as novas produções. A linguagemé ainda uma criação humana, uma produção coletiva. Portanto, o aluno tem a necessidade de desenvolvê-la, pois a mesma repercute decisivamente na expansão de sua capacidade mental, somente assim o aluno pode passar por uma nova forma de aprender a realidade.
É fundamental o professor querer que a sua prática de ensino seja uma arte logo ele deve lembrar que não é o número de boas idéias quetransforma seu trabalho em arte, porém a seleção, o equilíbrio e transformação dessas idéias.Não se deve acumular boas idéias de ensino dentro da sala de aula, é necessário que o professor extraia de dentro de si tudo o que sabe, sente e crê, a fim de criar algo bonito. Para ensinar bem, é necessário um senso daquilo que é essencial.
 
Se a linguagem é o reflexo de tudo que vemos, ouvimos, lemos,falamos como um aluno que apenas decora pode se relacionar com outras pessoas?Porque cada momento de nossa vida é uma situação diferente. Estamos em constante contato com pessoas diferentes. Sabe-se que ninguém pensa igual, fala igual, porque a linguagem é heterogênea. O aluno, sem duvida, deve ter consciência disso. E quem o conscientiza é o professor que, ao ensinar a língua portuguesa, deve...
tracking img