Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRAMATICALIDADES

LAMEGO, JANEIRO DE 2011

AGRADECIMENTOS

A todos aqueles que connosco colaboraram na elaboração deste trabalho, em especial, à Docente da disciplina …………………, que contribuiu com os seus esclarecimentos às dúvidas apresentadas, e acima de tudo pela sua disponibilidade.

ÍNDICE

AGRADECIMENTOS 1

I. INTRODUÇÃO 3

Ii. A importância da Língua Portuguesa 4Iii.Agramaticalidades 8

cONCLUSÃO 14

rEFERÊNCIAS bIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto pela Dra. ……………., no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, do curso de Secretariado de Administração do ano lectivo de 2010/2011.

O trabalho apresenta-se em vários capítulos e tem como tema principal as agramaticalidades e a importância da língua portuguesa.

No 1º capítulo vamosabordar a importância da língua portuguesa, a forma como é utilizada pelos falantes e as dificuldades dos outros povos na sua aprendizagem.

Nos capítulos seguintes vamos transmitir o conceito de agramaticalidades e apresentar exemplos de algumas delas. Vão ser identificadas as várias agramaticalidades nos exemplos dados, corrigidos e por fim justificados.

No fim do trabalho, a conclusão vaitraduzir a opinião do grupo relativamente a esta temática.

I. A Importância da Língua Portuguesa

A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, tem sempre consequências positivas para todo e qualquer cidadão.

A falta de capacidade de escrever, falar e ler correctamente decorre, muitas vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê comfrequência, escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de ideias.

Falar e escrever bem, gera admiração, apreço e projecta uma boa imagem para os nossos ouvintes e interlocutores. Consequentemente aumentamos a nossa influência a nível de contactos, adquirimos mais crédito.

A língua é indiscutivelmente uma das características mais importantes da identidade e cultura de umpovo. A nossa língua materna define a nossa identidade enquanto povo, e essa identidade é independente de quaisquer barreiras físicas.

Segundo Pinheiro (2008), o português é uma das línguas mais faladas do mundo. Com efeito, a expansão da língua portuguesa deve-se à secular tendência da população deste rectângulo ocidental da Europa em espalhar-se pelo mundo inteiro por motivos religiosos,comerciais e económicos.

Hoje em dia a preocupação dos portugueses e seus responsáveis políticos em relação à língua não deve ser apenas a sua correcta percepção e utilização por portugueses e a sua divulgação no estrangeiro, mas também a sua utilização como instrumento essencial do diálogo e integração das muitas culturas que hoje frequentam o território português. Essa preocupação deverá atingirsobretudo as nossas escolas e agentes educativos. Daí que o Português, língua do país de acolhimento é uma obra não só actual como inovadora e urgente.

A aprendizagem da língua corresponde a um processo de desenvolvimento lento, gradual e perfectível ao longo de toda a vida do indivíduo.

O domínio da língua implica a utilização da linguagem e da comunicação de forma competente,  utilizarconvenientemente a língua pressupõe o domínio pormenorizado da competência comunicativa que passa, naturalmente, pela noção do que é correcto ou não, no seu funcionamento.

É o falante, pelo uso que faz da língua, o responsável pela sua evolução/modificação. A língua é um instrumento em constante evolução e estas alterações obedecem normalmente a um princípio do menor esforço por parte dosfalantes. Estes fenómenos continuam a surgir na oralidade, com uma interactividade crescente.  

Na sua morosa evolução do latim para o português, as palavras foram sofrendo muitas alterações ao nível da sonoridade, o que se reflectiu numa mudança da grafia das mesmas, a escrita fixa a língua de um modo mais rigoroso, daí a necessidade que existe de se proceder a alguns ajustamentos entre os dois...
tracking img