Lingua portuguesa usp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOM DINIS

D. Dinis, nascido em Lisboa, viveu de 1261 até 1325.Filho de D. Afonso III e de Beatriz de Castela, foi o sexto rei a governar Portugal.Além da sua função política, mostrou-se uma pessoamuito interessada em difundir cultura ao povo.D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um notável poeta e um dos maiores trovadores do seu tempo.Esse fato o tornou conhecido como oRei-Poeta, título justo quando se sabe de suas 140 cantigas compostas, em maior parte de Amor e Amigo.
A autoria das músicas de 7 cantigas também pertence ao rei.(Em 1990, o prof. Harvey Sharrerdescobriu-as casualmente no arquivo da Torre do Tombo.Estavam em um pergaminho que servia de capa a um livro do sec. XVI)
A Universidade de Coimbra, primeira em Portugal, foi fundada por ele através daMagna Cartha Priviligiorum
Em 1279, quando subiu ao trono português o país encontrava-se em conflito com a Igreja Católica e imediatamente procurou normalizar a situação jurando ao Papa Nicolau IIIproteger os interesses de Roma em Portugal e criando a Ordem de Cristo ligada à Ordem dos Templários.
Foi essencialmente um rei administrador e não guerreiro, pois embora tenha se envolvido na guerracom Castela (1295), desistiu dela em troca das vilas de Serpa e Moura. Pelo Tratado de Alcanises (1297) firmou a Paz com Castela, definindo-se nesse tratado as fronteiras atuais entre os dois paísesibéricos.
Para estimular a agricultura, distribuiu terras a colonos, mandou construir canais e secar pântanos e limitou os privilégios territoriais da igreja.Por isso, foi cognominado O Lavrador ou ORei-Agricultor. Durante seu longo reinado, o comércio também prosperou, com o aumento da extração de metais, a proteção às feiras, a reorganização da Marinha e o primeiro tratado comercial com aInglaterra em 1308.
Casou-se com D. Isabel de Aragão cujo apelido é curioso: a Rainha Santa Isabel de Portugal.
Conta a história que um nobre despeitado informou o rei D. Dinis que a rainha gastava...
tracking img