Lingua portuguesa:aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 10 (2414 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Cristiane Krause, RU 518462.
Giovandra de Lima e Silva, RU 351798.
Iria de Luka, RU 552800.
Juliana Domingues, RU 549429.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A
AULA

Francisco Beltrão - PR2010
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade nos aproximar da realidade, do cotidiano escolar, especificamente na área ligada à elaboração e execução do Planejamento de ensino e do Plano de aula. Ao iniciarmos essa pesquisa tínhamos como meta descobrir o que é, para que serve e como vem sendo utilizadas essas ferramentas tão importantes para que ocorra um bomaproveitamento na aquisição de novos conhecimentos e de toda a forma de aprendizagem, já que tanto o Planejamento de Ensino como o Plano de aula são imprescindíveis para que haja uma estruturação adequada na grade escolar. Pesquisando,construindo,planejando etapas, colocando em prática e avaliando pode – se ter uma visão ampla e abrir caminhos para novas conquistas, retendo o que é louvável e descartandoexperiências não proveitosas. Procuramos também através da síntese da pesquisa realizada mostrar a abrangência de cada um, suas características, diferenças e especificidades. Através das entrevistas realizadas podemos nos aprofundar mais no universo escolar no que se refere ao tema proposto, pois os profissionais da área foram claros e específicos quanto à importância e utilização do Plano de ensino edo Plano de aula dentro de sua escola, os professores foram sucintos em suas declarações, analisamos também a situação da escola tanto como espaço físico como espaço humano transformador de conceitos, mostrando números satisfatórios quanto ao nível e número de atendimento.

2. POR QUE PLANEJAR É TÃO NECESSÁRIO?

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois elenorteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.
Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento da estrutura escolar. Neste caso especificamente, o planejamento tem características básicas: evitarimprovisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas. Podemos dizer também que planejamento é o processo de estruturação e organização da ação educativa em forma de intervenções sistematizadas e orientada para obtenção de resultados através do uso doplano de aula. O Planejamento de Ensino tem por objetivo sistematizar os saberes do cotidiano escolar, promovendo a comunicação ativa do sujeito com o conhecimento almejado e proposto, é elaborado em etapas e tem como campo investigativo o próprio cotidiano escolar no qual se inscreve a prática pedagógica.
Entendemos por Plano de aula como sendo um documento utilizado pelo professor para elaboraro seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer ,com que fazer. Para existir plano é necessário a discussão sobre o fins e objetivos, culminado com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se podem responder as questões indicadas acima. O plano de aula é um “guia” e tem a função de orientar a prática do professor, partindo daprópria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições. O plano possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina como um todo pela relação com o Planejamento de Ensino e ainda realizar uma auto – avaliação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Concepções de linguagem e ensino da língua portuguesa
  • Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!