Lingua materna: latim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUA MATERNA: LATIM


Djones Migliorrini
Professor-Altair Rolling
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras (LED 0163) – Prática do Módulo III
14/07/12


RESUMO

O latim, língua que originou as demais neolatinas, dentre elas o português, tem a finalidade através do seu estudo, facilitar a compreensão do nosso idioma tanto quanto a gramática da língua portuguesa,claro que a partir de suas funcionalidades. Temos vários resquícios do latim em nossa língua, principalmente em sua forma escrita, várias expressões da área jurídica, instituições educacionais e religiosas são exemplos disto, mesmo após ser abolido das escolas, pela reforma do ensino brasileiro em 1964 sendo considerada uma língua morta, ele continua “vivo” em nosso dia-a-dia.Palavras-chave: Latim. Origem. História.


1 INTRODUÇÃO

Sobre o assunto discutido neste, temos o intuito inicial de demonstrar o quanto o latim foi falado e escrito, de um modo que fique clara sua participação na historia e na cultura da humanidade. Vislumbrando os traços e influências que envolveram e envolvem sua origem, sua permanência e suaeficiência com o passar dos tempos e as evoluções da língua.

Concretizar formas de provar que o latim não está morto e que tem sua existência bem aplicada em nossos dias é o objetivo que pretendemos alcançar com a formulação desse documento, sensibilizando e informando quais as funcionalidades da sua presença cotidiana.

O estudo da língua latina verbaliza a existência de nossa comunicação atual,pois foi à forma original da língua portuguesa assim também como de outras línguas, todavia além do legado deixado pelo latim, devemos aprofundar o que é de nosso interesse, nossa linguagem mãe, a influencia do latim na nossa vida e na nossa língua.


2 A LINGUA LATINA

O latim é uma lingua originada na região itálica do Lácio que ganhou grande importância por ser o idioma oficial do antigoImpério Romano, ele deu origem a um grande número de línguas européias, denominadas neolatinas, ou românicas, como oportuguês, o espanhol, o francês, o italiano, o romeno, o galego, entre outros. Mesmo depois da queda do Império Romano, o latim continuou a ser utilizado durante séculos em toda a Europa como língua culta. Atualmente, por exemplo, é o idioma oficial na Cidade do Vaticano.


2.1 OSURGIMENTO HISTORICO

Os acontecimentos que descrevem a história da língua latina servem para o entendimento e a compreensão do surgimento do latim.

Por volta da metade do século VIII a.C. foi fundada a cidade de Roma, havendo ali um grande parentesco do latim com outros dois idiomas falados na antiguidade, o etrusco e o grego, nos quais seu alfabeto era baseado, por esse motivo houve osurgimento de uma única língua.

Porém dentro do latim havia um grande confronto de raízes vocabulares com raízes de palavras pertencentes a algumas línguas antigas faladas na Índia, Pérsia, Grécia, entre outros. Fazendo com que os estudiosos formulassem a hipótese de que haveria a existência de uma língua primitiva que teria gerado outros idiomas, o “indo-europeu”, mas como seus usuários sedispersaram acarretando severas mudanças surgiram desta, inúmeras línguas, muitas delas já mortas ou extintas, porém as remanescentes são usadas em algumas regiões do Oriente e em grande parte do Ocidente. Essas novas línguas derivadas do latim são as chamadas, línguas neolatinas.


2.2 ORIGEM E FORMAÇÃO

O latim é uma antiga língua indo-européia do ramo itálico, originalmente falada peloslatinos, sabinos, e etruscos, povos que habitavam o Lácio, região central da Itália, onde hoje se encontra a cidade de Roma na Península Ibérica. Da união desses povos, nasceu à civilização romana. Habitando uma região de posição estratégica, não tardou a se desenvolver. Com o aumento do poder e a ambição por conquistas, o exército, através da superioridade bélica começou a se expandir durante...
tracking img